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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89470
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dc.contributor.advisorGuimarães, Luciano [UNESP]-
dc.contributor.authorZanini, Tássia Caroline-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:03Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:04Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:03Z-
dc.date.issued2011-12-08-
dc.identifier.citationZANINI, Tássia Caroline. O discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010. 2011. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89470-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89470-
dc.description.abstractA partir do acompanhamento crítico da cobertura jornalística no período da campanha presidencial de 2010, desde a definição dos candidatos até a repercussão do resultado, esta pesquisa busca compreender de modo mais transparente as estratégias da mídia no que se refere à influência da utilização de imagens e cores em textos visuais jornalísticos, particularizando para a intencionalidade de seu emprego e a consequente formação de um repertório cultural e simbólico que serve de sustentação para o julgamento de valores dos candidatos Dilma Rousseff (Partido dos Trabalhadores - PT), José Serra (Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB) e Marina Silva (Partido Verde - PV). O corpus selecionado para esta análise compreende as edições das revistas semanais Veja e Istoé publicadas no período de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, com recorte específico nas imagens de capa e aberturas de grandes matérias que trazem os candidatos, e seus aliados, ao longo da campanha. As observações identificadas são relatadas a partir da composição da imagem dos presidenciáveis e seus partidos políticos, com ênfase na análise de imagens que destacam a fisionomia, expressão e gestualidade dos candidatos; a utilização de ilustrações (figuras, charges, caricaturas e fotomontagens) e o conceito de cor-informação de Luciano Guimarães, desenvolvido a partir do estudo das funções e possibilidades de utilização das cores em produtos jornalísticos. O percurso teórico é complementado com a visão de autores com os teóricos da mídia Harry Pross e Ivan Bystrina (sobre a teoria relacional dos signos e a estrutura simbólica do poder); o filósofo Vilém Flusser (sobre a produção de sentido em imagens), além de autores que discutem a cobertura política pela mídia, como Vicente Romano, Michael Kunczik e Eliseo Verón, entre outrospt
dc.description.abstractWith the critical monitoring of press coverage durign the 2010 presidential campaign, from the definition of the candidates until the repercussion of its results, this research aims to undestand media strategies concerning the influence of the use of images and colors in journalistic visual texts in a more transparent way, specifying the intentionality of its using and the consequent building of a cultural and symbolic repertorie that is the basis of candidates Dilma Rousseff (Worker's Party - PT), José Serra (Brazilian Social Democracy Party - PSDB) and Marina Silva (Green Party - PV) value judgment. The corpus selected for this analysis comprehends the weekçy magazine Veja and Istoé editions published between January, 2009 and December, 2010. with specific clipping of cover images and major stories openings bringing the candidates, and their allies, along the campaign. The identified observations are reported from the composition of the image of the presidential candidates and their political parties, with emphasis in the analysis of images which highlight the physiognomy, expression and gestuality of the candidates; the use of illustrations (figures, cartoons, caricatures and photomontages) and the concept of color-information of Luciano Guimarães, developed from the study of the functions and possibilites of the using of colors in journalistic products. The theoretical approach is complemented by understanding of authors are the media theoreticians Harry Pross and Ivan Brystina (about the relational theory of the signs and symbolic structure of power): the philosopher Vilém Flusser (about the sense production in images), and authors who discuss the political coverage by the media, as Vicent Romano, Michael Kunczik and Eliseo Verón, among othersen
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent100 f. : il-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectJornalismopt
dc.subjectComunicação visualpt
dc.subjectCorespt
dc.subjectImaginariopt
dc.subjectPresidentes - Eleiçõespt
dc.subjectPeriódicospt
dc.subjectVisual communicationpt
dc.titleO discurso da cor na construção do imaginário político: análise das informações visuais da mídia na cobertura da campanha presidencial de 2010pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezanini_tc_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000704613-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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