You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKerbauy, Maria Teresa Miceli [UNESP]-
dc.contributor.authorRomangnolli, Marisa-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:04Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:03Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:04Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:03Z-
dc.date.issued2010-12-13-
dc.identifier.citationROMANGNOLLI, Marisa. O diálogo entre trabalhadores em saúde e usuários: análise do processo de comunicação praticado em um hospital público sob a ótica das tensões sociais. 2010. 207 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89474-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89474-
dc.description.abstractAnalisa a dinâmica do relacionamento entre cidadãos usuários do sistema público de saúde e hospital universitário público, pelo viés da comunicação. O foco estabelecido é o diálogo praticado no âmbito hospitalar na prestação de serviços de saúde, as estratégias utilizadas nesse processo e os fatores que influenciam essa prática. A organização pesquisada, o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), situado em Bauru (SP), atende a pacientes de todas as regiões do país, estabelecendo um relacionamento com os usuários por um tempo variável entre 18 a 20 anos devido à característica de sua atuação, a reabilitação das anomalias craniofaciais e dificiências auditivas. Considerou preceitos teóricos nas áreas de origens e panorama dos sistemas de atenção à saúde, o poder representado pela detenção da informação nesse contexto, comunicação em saúde, práticas comunicativas em ambiente hospitalar, cultura e comunicação organizacional, e vínculos sociais e organizacionais, em contraponto com a realidade instalada no campo de observação. Na pesquisa de campo foram entrevistados 80 indivíduos, sendo 40 trabalhadores em saúde. De suas percepções, foi possível identificar como ocorre o diálogo no HRAC-USP no contexto do relacionamento entre ambos os atores sociais, suas consequências tanto na prática profissional dos trabalhadores como na reabilitação dos usuários, e também na construção da autoimagem dos usuários enquanto cidadãos. Ao mesmo tempo, o trabalho se preocupou em identificar as ações de comunicação nesse panorama e as percepções dos grupos amostrais sobre o papel da gestão da comunicação nesse contextopt
dc.description.abstractThe present study analyses the relationship dynamics between users citizens of the public health care and a public teaching hospital through the angle of communication. The established focus is the dialog practiced in a hospital environment on healthcare services, the strategies used in this factors that influence this practice. The organization researched, the Hospital for Rehabilitation of Craniofacial Anomalies of the University of São Paulo (HRAC-USP), located in Bauru (state of São Paulo), treats patients of all regions of the country, establishing a relationship with the users for a variable time of 18 through 20 years due to its acting characteristics, the rehabilitation of craniofacial anomalies and hearing disorders. This work considered theoretical percepts on the scenario of healthcare systems and its origins, the power represented by information retaining on this context, communications in health, communicative practices on hospital environment, culture and organizational communications, and organizations bonds, in opposite to the reality of installed on the observation field. 80 individuals were interviewed on the research field, being 40 users and 40 health professionals. From their perceptions, it was possible to identify how the dialog occurs in the HRAC-USP on the context of relationship between both social actors, its consequences on the professional's practice as much as user's rehabilitation, and also on the construction of the user's self-image construction as citizens. At the same time, this work tried to identify the communication actions on this scenario and the perceptions of sample groups about the role of communication managment on this contexten
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.format.extent207 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectHospitaispt
dc.subjectSaúde públicapt
dc.subjectComunicação na administração publicapt
dc.subjectCultura organizacionalpt
dc.subjectComunicação internapt
dc.subjectCommunication on healthen
dc.subjectInformation and social controlen
dc.subjectInternal communicationen
dc.subjectCommunication and organizational cultureen
dc.subjectcommunication managementen
dc.titleO diálogo entre trabalhadores em saúde e usuários: análise do processo de comunicação praticado em um hospital público sob a ótica das tensões sociaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileromangnolli_m_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000639151-
dc.identifier.capes33004056081P4-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.