You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Léa Cristina Lucas de [UNESP]-
dc.contributor.authorPizarro, Paula Roberta-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:09Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:09Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:33Z-
dc.date.issued2005-10-20-
dc.identifier.citationPIZARRO, Paula Roberta. Estudo das variáveis do conforto térmico e luminoso em ambientes escolares. 2005. 179 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89712-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89712-
dc.description.abstractO desempenho do usuário em um ambiente está diretamente ligado às condições de conforto e estética oferecidas por aquele ambiente, inserindo-se no contexto dos estudos ergonômicos. Considerando-se espaços escolares, estas relações do usuário com o ambiente têm um caráter ainda mais importante, por refletir-se no próprio processo de aprendizado. É sob este aspecto que esta pesquisa se concentra, procurando estabelecer, qualificar e posteriormente quantificar variáveis que indiquem níveis de conforto ambiental para usuários de edificações escolares. É considerada a cidade de Bauru como área de estudo e dentro da linha ergonômica, visa estudar dois parâmetros de conforto ambiental especificamente: conforto térmico e conforto luminoso. Três escolas municipais são selecionadas e analisadas, definindo variáveis que abrangem três aspectos: pessoal, climático e constutivo. É feito um modelo de previsão de índice de satisfação térmica do usuário e de grau de iluminância de sala de aula. As importâncias relativas de cada variável são definidas através de testes de sensibilidade, valendo-se de redes neurais artificiais como ferramenta de modelação.pt
dc.description.abstractThe performance of users in an environment is directly related to the conditions of comfort and aesthetics offered by that environment, and it is part of the ergonomic studies field. Considering school environments, this relationship of the user with the environment is even more important, due to its influence in the learning process. This is the subject of this research, which establishes, qualifies and quantifies the variables that show the levels of environmental comfort for school users. The case study is the city of Bauru, and from the ergonomic point of view, two parameters of the environmental comfort are considered: thermal comfort and lighting comfort. Three public schools of the municipality are selected and analyzed for the determination of variables that incoude three aspects: personal, climatic and constructive. A prediction model is developed in order to simulate the level of user's satisfaction. The relative importance of each variable is determined by sensitivity tests using artificial neural network modeling tools.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent179 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectErgonomiapt
dc.subjectEscolaspt
dc.subjectConforto termicopt
dc.subjectConforto luminosopt
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectSchoolsen
dc.subjectThermal comforten
dc.subjectLighting comforten
dc.titleEstudo das variáveis do conforto térmico e luminoso em ambientes escolarespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filepizarro_pr_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000491599-
dc.identifier.capes33004056082P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.