Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Neves, Aniceh Farah [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Luís Renato do | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:09Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:02:34Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:09Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:02:34Z | - |
dc.date.issued | 2010-01-25 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Luís Renato do. O desenho de expressão no processo de projetos em comunicação visual. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/89713 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89713 | - |
dc.description.abstract | O modo como o homem desenvolve seus objetos sofreu uma profunda transformação ao longo de sua história, passando da produção artesanal à produção industrial no final do séc. XVIII, dando origem ao projeto industrial, e assim, ao design. Surge com isso a necessidade de metodologias de trabalho que organizem o processo, orientando assim a criação. A partir do final do séc. XX uma nova transformação ocorre, com a inserção da informática nesse processo, modificando as possibilidades de manipulação do projeto. Com a evolução tecnológica ocorrem também transformações culturais. Atualmente existe uma valorização de resultados imediatos, reflexo de uma sociedade ansiosa, que acaba menosprezando o valor dos processos de forma geral. Assim, técnicas tradicionais de projetação são muitas vezes substituídas ou ignoradas diante das novas tecnologias. Além desse problema de adequação aos processos tradicionais, existe uma imprecisão de linguagem para designar os tipos de desenhos utilizados nesse processo, o que acaba dificultando seu entendimento e consequentemente a própria prática. Para essa pesquisa optou-se pelo termo desenho expressional como forma de abranger os termos esboço, rascunho, croqui, rafe, sketch e esquete. De modo geral, são recursos tradicionais que são sub-utilizados no processo criativo. Através de entrevistas com os alunos do 5º e 6º termo do Curso de Graduação em Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, campus de Bauru/SP, procurou-se identificar como esse recurso - o desenho expressional - vem sendo visto e utilizado e qual a sua importância no processo de projeto. | pt |
dc.description.abstract | The way like man develop the goals had a huge change along the history, starting with the handmade production until the industrial production in the 18th century, originating the industrial project and also the design. Based on this, begins the necessity of methodologies of work that organize the process and guide the creation. From the end of 20th century, a news transformation happened: insertion of computing in all this process, changing the possibilities of project handling. Due to technologic evolution some cultural transformations have occured also. Nowadays there is an appreciation of direct results, reflection of an anxious society that in general despises the values of processes. Thereby, traditional techniques of project are just ignored or replaced by news technologies over. Besides this problem of traditional methods adjustment, there is a language inaccuracy to assign the kinds of drawings used in this process, that difficult comprehension and practice. For this research, the term expressional drawing was chosen to include another terms: sketch, draft, croquet and rough draft. Generally, these are traditional resources sub used during the creative process. Some interviews were made with students of 5th and 6th semesters of Design graduation course, from Architecture, Arts and Communication College, Julio de Mesquita Filho University, Bauru campus, São Paulo state. Based on this interviews, it was possible to identify how this resource - expressional drawing - has been used and seen and how much important is this during the process of project. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 100 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Esboço tecnico | pt |
dc.subject | Desenho (Projetos) | pt |
dc.subject | Croqui | pt |
dc.subject | Drawing | en |
dc.subject | Sketch | en |
dc.title | O desenho de expressão no processo de projetos em comunicação visual | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | nascimento_lr_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000608614 | - |
dc.identifier.capes | 33004056082P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.