You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89730
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeves, Aniceh Farah [UNESP]-
dc.contributor.authorSantos, Marko Alexandre Lisboa dos-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:36Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:36Z-
dc.date.issued2010-02-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Marko Alexandre Lisboa dos. Arte concreta: racionalismo e abstração como contribuições para o design - um estudo na obra de Geraldo de Barros. 2010. . Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89730-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89730-
dc.description.abstractConcretismo foi um movimento vanguardista que abrangeu as artes plásticas, a arquitetura, a música, a poesia, o design. Os artistas que formaram o grupo concretista paulista Ruptura, em 1952, concebiam a arte como projeto, como idéia racional e propunham objetos múltiplos contrapondo-se à noção de obra única. Preocupavam-se com a função social do artista, a questão da reprodução da arte para todos e ansiavam por intervir no centro da produção industrial. Geraldo Barros foi um concretista que buscou a integração funcional da arte ao cotidiano por meio do design. A participação na indústria moveleira Unilabor, a partir de 1954, denota seu compromisso com essa idéia. O percurso de Barros - pintor, fotógrafo e design - permite caracterizá-lo como artista múltiplo. Esta pesaquisa, no entando, se delimita a sua produção no período compreendido entre o final dos anos 40 e meados dos anos 60. Seu objetivo é evidenciar os pressupostos sociais e racionais do Concretismo sobre a produção plástica e a metodologia de projeto de Geraldo Barros enquanto design de móveis. O estudo teve como fio condutor a linguagem geométrica das vanguardas do primeiro vintênio do século XX e a produção artística do Concretismo brasileiro, cujo processo de criação está objetiva e filosoficamente embasado na geometria. A proposta aspira a uma contribuição bibliográfica sobre o assunto, acrescentando uma maneira a mais de olhar o designpt
dc.description.abstractThe Concretism was a vanguard movement that covered the arts, architecture, music, poetry, design. The artists who formed the group Ruptura in 1952, conceived of art as design, as rational idea and proposed multiple objects in opposition to the concept of a single work. Worried about the social role of the artist, the question of the reproduction of art of all and were eager to intervence in the center of industrial production. Geraldo Barros was a concrete sought the functional integration of art to everyday life through design. Participation in the furniture industry Unilabor, from 1954, reflects his commitment to this idea. The route of Barros - painter, photographer and designer - to characterize it as multiple artist. This research, however, is framed for its production in the period between the late 40th and mid '60s. Your intention is to show the social and rational assumptions of the Concretismo on the artistic production and design methodology Geraldo de Barros as a furniture designer. The study was lead by the geometric language of the vanguards ocurred in the first twenty years of century XX and the artistic production of Concretismo Brazilian, whose creation process is objective and philosophically grounded in geometry. The proposal aims to a contribution of literature on the subject, adding one more way of looking at the designen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDesignerspt
dc.subjectArte concretapt
dc.subjectDesigners de móveispt
dc.subjectDesignen
dc.subjectConcrete arten
dc.subjectForniture designen
dc.titleArte concreta: racionalismo e abstração como contribuições para o design - um estudo na obra de Geraldo de Barrospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesantos_mal_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000639133-
dc.identifier.capes33004056082P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.