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dc.contributor.advisorMenezes, Marizilda dos Santos [UNESP]-
dc.contributor.authorRodrigues, Sylvia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:36Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:36Z-
dc.date.issued2012-09-27-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Sylvia. Referências étnicas africanas na moda brasileira contemporânea em duas leituras: Goya Lopes e Walter Rodrigues. 2012. 82 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89737-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89737-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo tecer reflexões a respeito do produto de moda brasileiro que pode trazer embutidas influências diretas da Matriz Africana ou do que parte da pesquisa pontual de referências étnicas, dessa mesma cultura, objetivando a criação de uma determinada coleção. O interesse por objetos africanos e a utilização de suas referências estéticas carecem de abordagem investigativa, o que nos remete à passagem dos séculos XIX e XX, na Europa, quando, no movimento Pós Impressionista, identifica-se atitude de contemplação apurada da Arte Africana, determinante na construção da forma da Arte Moderna Ocidental. No design de superfície têxtil assim como no design de moda, por meio de dois estudos de caso: Goya Lopes e Walter Rodrigues voltamos nossa atenção às formas de investigação do étnico africano: que quanto tratado menos superficialmente gera um produto híbrido cuja abordagem menos exótica garante a qualidade do que é novo e original na Moda Brasileira hojept
dc.description.abstractThis research aims at producing reflections about Brazilian fashion product that can bring embedded direct influences of African Matrix or what part of the research point of ethnic references, this same culture, aiming at the creation of a particular collection. Interest in African objects and using their aesthetic references lack investigative approach, which brings us to the passage of the nineteenth and twentieth centuries in Europe, when the nineteenth and twentieth centuries in Europe, when the Post-Impressionist movement, identifies the determined attitude of contemplation African Art, determining the construction of the Western way of Modern Art. In the textile surface design as in fashion design, through two case estudies: Goya Lopes and Walter Rodrigues, we turn our attention to forms of African ethnical research, that when treated less superficial generates a hybrid approach which ensures less exotic quality that is new and original in Brazilian Fashion todayen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent82 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectDesenho industrialpt
dc.subjectModapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectCultura afro-brasileirapt
dc.subjectPluralismo culturalpt
dc.subjectArte africana (francesa, brasileira, etc.)pt
dc.subjectDesignpt
dc.titleReferências étnicas africanas na moda brasileira contemporânea em duas leituras: Goya Lopes e Walter Rodriguespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filerodrigues_s_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000706870-
dc.identifier.capes33004056082P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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