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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89748
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dc.contributor.advisorSouza, Léa Cristina Lucas de [UNESP]-
dc.contributor.advisorFaria, João Roberto Gomes de [UNESP]-
dc.contributor.authorNakata, Camila Mayumi-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:38Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:10Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:38Z-
dc.date.issued2010-10-26-
dc.identifier.citationNAKATA, Camila Mayumi. Comportamento do pedestre e ambiente térmico urbano. 2010. 132 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89748-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89748-
dc.description.abstractUma das características dos espaços urbanos externos que mais influencia o comportamento humano é o clima. As características climáticas das cidades geram o ambiente térmico sob o qual o ser humano desenvolve suas atividades, causando comportamentos específicos dos pedestres para as diferentes regiões e países. Abordando o campo da ergonomia ambiental, esta pesquisa tem por objetivo avaliar a influência do ambiente térmico urbano no comportamento do pedestre. Para isso são realizadas medições microclimáticas e levantamentos com pedestres em áreas externas de um bairro residencial na cidade de Bauru. Paralelamente, são realizadas simulações do ambiente térmico da mesma área, através da aplicação do software ENVI-met, além de posterior simulação do comportamento do pedestre através do sotware BOT-World. O software ENVI-met se configura em uma ferramenta de análise tri-dimensional de microclima e do BOTworld em um sistema Multi-agent de simulação de sensações e comportamentos de pedestres. A metodologia proposta permite comparações entre os dados reais e simulados, validando-se e ajustando-se o modelo computadcional de simulação microclimática para a área de estudo. É feita ainda uma avaliação de comportamento e sensação térmica de pedestres virtuais para a situação real e para um cenário hipotético de verticalização. Como resultados, as simulações permitiram identificar as diferentes características térmicas geradas pelo desenho urbano da área de estudo e o consequente comportamento do pedestrept
dc.description.abstractClimate is one of the features of external urban areas, which has a large influence on human behavior. Climate characteristics of cities generate the thermal environment under which human beings develop their activities, what produces specific pedestrian behaviors for different regions and countries. Approaching the field of the environmental ergonomics, this research aims to evaluate the influence of the urbam thermal environmental in the pedestrian behavior. In order to do so, microclimatic measurements and pedestrian survey in open spaces are carried out for a residential neighborhood in the city of Bauru. Simultaneously, thermal environment simulations are performed by applyng the ENVI-met software and afterwards the pedestrian behavior is simulated by the application of the BOTworld software. ENVI-met is a tri-dimensional tool for microclimate analysis, while BOTworld is a Multi-agent system for simulation of pedestrian thermal sensation and behavior. The proposed methodology allows the comparison of real and simulated data, validating and adjusting the computational model of microclimatics simulation for the study area. An evaluation of the virtual pedestrian behavior and thermal sensations is developed for the real situation and also for a hypothetical scenario of verticalization. The results identify different thermal characteristics generated by the urban design of the study area and their consequences on pedestrian behavioren
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent132 f. : il., gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectErgonomiapt
dc.subjectConforto termicopt
dc.subjectSimulação (Computadores)pt
dc.subjectPedestrespt
dc.subjectDesignpt
dc.subjectDesign environmenten
dc.subjectUrban ergonomicsen
dc.subjectThermal conforten
dc.subjectComputational simulationen
dc.subjectPedestrianen
dc.subjectErgonomics in the constructed environmenten
dc.titleComportamento do pedestre e ambiente térmico urbanopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filenakata_cm_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000628877-
dc.identifier.capes33004056082P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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