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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89852
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dc.contributor.advisorNeto, João Lima Sant‟Anna [UNESP]-
dc.contributor.authorZangalli Junior, Paulo Cesar-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:13Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:02:51Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:13Z-
dc.date.available2016-10-25T19:02:51Z-
dc.date.issued2013-10-23-
dc.identifier.citationZANGALLI JUNIOR, Paulo Cesar. Entre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globais. 2013. xiv, 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2013.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/89852-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/89852-
dc.description.abstractHistoricamente, o clima passou e tem passado por constantes mudanças. Mas, as mudanças climáticas verificadas nas ultimas décadas tem causado intenso alvoroço nos meios científicos, econômico, político e sociais. O objetivo desse trabalho é entender melhor as questões relacionadas às mudanças climáticas, procurando compreender os discursos dos agentes envolvidos na construção e divulgação de um alerta climático global com o intuito de desvendar as implicações políticas, científicas e sociais de um problema tão debatido nos últimos anos. Para tal, partiu-se da criação de um banco de dados com artigos publicados em quatro periódicos (Revista Brasileira de Meteorologia e Revista Brasileira de Climatologia, Climatic Change e Theoretical and applied Climatology). Foram catalogados e analisados 635 artigos pesquisados com as palavras-chaves “aquecimento global” e “global warming” no período de 2000 a 2008. Para analisar o papel da mídia, abordaram-se as matérias de jornais e revistas da Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Época no mesmo período. E, para entender como a ciência e a mídia têm influenciado na compreensão do tema pela sociedade, abordou-se o contexto da escola básica entrevistando os professores da rede pública e privada de ensino na cidade de Presidente Prudente. Os resultados nos mostram que o aquecimento global se constitui como um paradigma para a ciência das mudanças climáticas globais, uma vez que 60% dos artigos analisados apresentam elementos coerentes com o discurso e a teoria produzida pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), sendo que os demais 40% apresentam elementos que reforçam a hipótese...pt
dc.description.abstractThe climate has experienced constant changes, historically. But the climatic change observed in recent decades has caused excitement in the sciences, economic, political and social context. The dissertation aims is understand better the issues related to climatic change, seeking to understand the agent speeches involved in the construction and dissemination of a global climate alert in order to uncover the political, scientific and social implications of an issue much debated in recent years. Study started from the creation of a database with paper published in four scientific journals (Brazilian Journal of Meteorological, Brazilian Journal of Climatology, Climatic Change and Theoretical and applied Climatology). Were cataloged and analyzed 635 papers searched with the keywords “global warming” during the period of 2000 to 2008. To analyze the media role were exploded the newspapers and magazines matters as Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja and Época during the same period. To comprehend how the science and media have influenced the social comprehension about the theme were studied the basic school context interviewing teachers from the public and private schools of Presidente Prudente city. The results show us that global warming is a paradigm for the global climate change science since 60% of analyzed papers have consistent elements with the IPCC discourses and theory, and the 40% remaining show elements that enhanced... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extentxiv, 148 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGeografiapt
dc.subjectMudanças climaticaspt
dc.subjectGeopoliticapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectGeografia físicapt
dc.subjectGeographypt
dc.titleEntre a ciência, a mídia e a sala de aula: contribuições da geografia para o discurso das mudanças climáticas globaispt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezangallijunior_pc_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000730751-
dc.identifier.capes33004129042P3-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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