You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90082
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNeto, Samuel de Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorSilva, Mellissa Fernanda Gomes da-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:19Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:19Z-
dc.date.issued2009-09-04-
dc.identifier.citationSILVA, Mellissa Fernanda Gomes da. Os saberes docentes na história de vida do professor de educação física. 2009. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90082-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90082-
dc.description.abstractEste trabalho teve como tema de investigação os saberes docentes na história de vida de professores de educação física, tendo como recorte do problema de estudo buscar os saberes que estão presentes nas trajetórias de vida pessoal e profissional desses docentes e que influenciam na construção da sua identidade docente. No âmbito desse contexto os objetivos tiveram como ênfase (a) apontar os elementos constitutivos da docência que auxiliam na delimitação da identidade do professor e (b) identificar os saberes docentes presentes nas trajetórias de vida pessoal e profissional do professor de educação física. Na busca dessas respostas escolheuse como caminho a pesquisa de natureza qualitativa, do tipo descritiva, utilizando como técnica a história de vida na forma de entrevista narrativa não estruturada e semi-estruturada. O tratamento dos dados pautou-se pela análise de conteúdo dos depoimentos colhidos de 4 (quatro) professores (participantes) da educação básica (ensino fundamental I e II) da rede pública e privada da cidade de Rio Claro. O tempo de exercício profissional desses participantes oscilou de 3 (três) a 4 (quatro) anos e de 20 (vinte) a 26 (vinte e seis) anos, caracterizando um ciclo de vida que vai da fase da entrada e perpassa as fases da estabilização, diversificação e serenidade. Os elementos constitutivos da docência abarcaram práticas culturais (sociais, pedagógicas, morais) e práticas docentes decorrentes de uma socialização pré-profissional e uma socialização profissional formadora de um habitus social. Esse habitus apareceu vinculado a um corpo de saberes que perpassa o processo de escolarização formando o habitus de aluno e, posteriormente, o habitus de professor composto pelas ações didáticas, héxis corporal e postura profissional. Portanto, um habitus que se constitui na própria identidade do professor. Entretanto o corpo...pt
dc.description.abstractThis research aims to investigate the teaching knowledge in the story of life of teachers of physical education, focusing on the study of the problem of seeking the knowledge that is present in the trajectories of personal and professional lives of such teachers and influence the construction of the teacher identity. Within this context, the objectives were to focus on (a) point out the constitutive elements of teaching that help define the identity of the teacher and (b) identify the teaching knowledge present throughout the trajectories of personal and professional life of a physical education teacher. In search of such answers, the qualitative nature path was chosen, the descriptive type, using as technique the story of life in the form of unstructured and semi-structured narrative interview. The data handling was based on the analysis of the content of the statements collected from 4 (four) teachers (participants) of basic education (elementary school I and II) from the public and private schools in the city of Rio Claro. The period of professional practice of such participants ranged from 3 (three) to 4 (four) years and 20 (twenty) to 26 (twenty six) years, featuring a life cycle that runs from the entry stage and goes through stages of stabilization, diversification and serenity. The constitutive elements of teaching encompassed cultural practices (social, educational, moral) and educational practices resulting from a pre-professional socialization and professional socialization that creates a social habitus. This habitus appeared linked to a body of knowledge that permeates the schooling process, forming the student habitus and, later on, the teacher habitus composed by didactic actions, body héxis and professional attitude. Therefore, a habitus that constitutes the very identity of the teacher. However the body of knowledge that makes up the teacher's identity can be identified... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent208 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectEducação fisicapt
dc.subjectHistória de vidapt
dc.subjectSaberes docentespt
dc.subjectTeaching knowledgeen
dc.subjectLife storyen
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectPhysical educationen
dc.titleOs saberes docentes na história de vida do professor de educação físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesilva_mfg_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000600119-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.