You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90099
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPechula, Marcia Reami [UNESP]-
dc.contributor.authorCosta, Nanci Aparecida-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:18Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:22Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:18Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:22Z-
dc.date.issued2012-08-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Nanci Aparecida. O uso da mídia e a presença dos gêneros textuais no processo ensino-aprendizagem: uma análise do material didático - cadernos do aluno e do professor - de língua portuguesa do estado de São Paulo. 2012. 95 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90099-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90099-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa de mestrado é estudar a questão do uso das mídias e sua inserção no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, com o intuito de, no primeiro momento, expor os princípios epistemológicos e históricos que dão suporte teórico para tal temática. A partir desta base teórica, estudar como ocorre a presença destes elementos no material em circulação na rede pública de ensino do Estado de São Paulo. Tecendo, desta forma, discussões sobre a influência dos meios de comunicação na educação e na cultura dos alunos. Finalmente, apresentar qualitativamente a presença do uso das mídias nas apostilas de Língua Portuguesa em circulação no ensino público do Estado de São Paulo, discorrendo, a partir de elementos retirados do próprio material trabalhado em sala de aula, a presença dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem, utilizando como base a mídia. Assim, mostrando, a distribuição dos gêneros (textuais e midiáticos) em cada uma das quatro apostilas estudadas pelos alunos e utilizadas pelos professores na série final de sua formação no Ensino Médiopt
dc.description.abstractThe main goal of this research is to study the issue of media utilization and its insertion on the process of learning-teaching of the Portuguese Language to, primarily, expose the epistemological e historical principles that give theoretical support to that theme. From this theoretical basis, to study how the presence of these elements occur at the circulating material on the public teaching of the State of São Paulo. Bringing, thus, discussions about the influence of the communicational means on education e student culture. Finally, to present qualitatively the presence of media utilization on books of Portuguese Language in circulation at the public teaching of the State of São Paulo, bringing, from the elements taken from the material used in class, the presence of textual genres on the teaching-learning process, using as basis the media. This way, showing, the distribution of genres (textual and mediatic) on each of the four books studied by the students and used by the teachers on the final grade of their formation in High Schoolen
dc.format.extent95 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectPortuguese language. Study and teachingpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectTecnologia educacionalpt
dc.subjectApostilapt
dc.subjectMaterial didaticopt
dc.subjectLingua portuguesa - Estudo e ensinopt
dc.subjectMídia digitalpt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectEpistemologiapt
dc.subjectSão Paulo (Estado)pt
dc.titleO uso da mídia e a presença dos gêneros textuais no processo ensino-aprendizagem: uma análise do material didático - cadernos do aluno e do professor - de língua portuguesa do estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecosta_na_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000707980-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.