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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/900
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Marcelo Carbone-
dc.date.accessioned2014-05-20T13:13:00Z-
dc.date.available2014-05-20T13:13:00Z-
dc.date.issued2004-08-01-
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832004000200003-
dc.identifier.citationInterface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 8, n. 15, p. 221-232, 2004.-
dc.identifier.issn1414-3283-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/900-
dc.description.abstractDiscute-se sobre o tempo buscando entendê-lo a partir dos referenciais que o tomam como elaboração subjetiva, ou seja, como não possuindo qualquer realidade fora do sujeito. Entende-se que, na história da Filosofia, esta reflexão inicia-se com a filosofia de Sto. Agostinho e tem seu ápice no pensamento moderno, sobretudo em Hume e Kant. O tempo seria uma construção ou elaboração do espírito, sem existência fora dele (Sto. Agostinho) ou uma apreensão empírica regular de relações causais de antes e depois (Hume) ou uma intuição pura do espírito (Kant). Pretende-se, com esta análise, evidenciar uma forma clássica de conceber o tempo como elaboração realizada pelo sujeito (subjetiva).pt
dc.description.abstractSe desenvuelve una discusión sobre el tiempo procurando entenderlo a partir de los referenciales que lo toman como elaboración subjetiva, o sea, como no teniendo ninguna realidad fuera del sujeto. Se entiende que, en la historia da Filosofía, esta reflexión tiene origen con la filosofía de San Agustín y llega a su ápice en el pensamiento moderno, sobretodo en Hume y Kant. El tiempo sería una construcción o elaboración del espíritu, sin existencia fuera de él (San Agustín) o una aprehensión empírica regular de relaciones causales de antes y después (Hume) o una intuición pura del espíritu (Kant). Se pretende, con este análisis, evidenciar una forma clásica de concebir el tiempo como elaboración realizada por el sujeto (subjetiva).es
dc.description.abstractTime is discussed by trying to understand it from those points of reference that take it as a subjective elaboration, in other words, as not having any reality outside the individual. In the history of Philosophy it is understood that this line of reflection started with the philosophy of St. Augustine and reached its zenith in modern thought, above all in Hume and Kant. Time is a construction or an elaboration of the spirit, without any existence outside it (St. Augustine), or it is a regular empirical understanding of the causal relationships of the before and the after (Hume), or it is the pure intuition of the spirit (Kant). With this analysis it is intended to provide evidence of a classical way of conceiving of time as an elaboration of the individual (subjective).en
dc.format.extent221-232-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceSciELO-
dc.subjectPercepção do tempopt
dc.subjecthistóriapt
dc.subjectfilosofiapt
dc.subjectPercepcion del tiempoes
dc.subjecthistoriaes
dc.subjectfilosofiaes
dc.subjectTime perceptionen
dc.subjecthistoryen
dc.subjectphilosophyen
dc.titleConsiderações sobre a idéia de tempo em Sto. Agostinho, Hume e Kantpt
dc.title.alternativeConsideraciones sobre la idea de tiempo en San Agustín, Hume y Kantes
dc.title.alternativeConsiderations on the idea of time in St. Augustine, Hume and Kanten
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.description.affiliationUnesp Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Ciências Humanas-
dc.description.affiliationUnespUnesp Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação Departamento de Ciências Humanas-
dc.identifier.doi10.1590/S1414-32832004000200003-
dc.identifier.scieloS1414-32832004000200003-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileS1414-32832004000200003.pdf-
dc.relation.ispartofInterface - Comunicação, Saúde, Educação-
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