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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90110
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dc.contributor.advisorSarti, Flavia Medeiros [UNESP]-
dc.contributor.authorVasques, Andréia Lopes Pacheco-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:19Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:23Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:19Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:23Z-
dc.date.issued2012-08-31-
dc.identifier.citationVASQUES, Andréia Lopes Pacheco. Estágio supervisionado na formação docente em serviço: do 'aproveitamento' da prática à tentativa de reinventar os professores. 2012. 300 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90110-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90110-
dc.description.abstractA pesquisa focaliza o estágio supervisionado de prática de ensino em programas de formação em nível superior para professores em serviço, que surgem no âmbito do movimento de universitarização docente pós LDBEN (1996). Elegendo como referencial empírico quatro propostas paulistas de formação professores em exercício (PEC - Formação Universitária, Pedagogia Cidadã, PROESF e o curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIVESP), objetivou identificar as concepções de estágio supervisionado presentes nesses cursos voltados para a formação de professores experientes no magistério e que, possivelmente, tenham já estruturado um habitus (BOURDIEU, 2009) ligado à docência. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa, a partir da análise de documentos relativos aos programas focalizados e de entrevistas semiestruturadas com sujeitos diretamente envolvidos com os estágios supervisionados nesses cursos (tutores, orientadores e coordenadores). A análise do conteúdo (BARDIN, 2009) dos documentos e entrevistas revelou um modelo formativo baseado na perspectiva de formação ao longo da vida, valorizando, portanto, o campo profissional e o trabalho docente como elementos essenciais para o desenvolvimento constante de novos conhecimentos e de competências ligadas à profissão docente. Nos programas focalizados, os estágios supervisionados eram considerados dispositivos para a formação de professores mais flexíveis e capazes de adaptarem-se aos contornos de uma nova profissão docente - cuja configuração encontra-se em curso -, e de gerirem continuamente sua própria formação por meio de uma atitude reflexiva e investigativa diante da prática profissional. A análise dos dados revelou, ainda, que em todos os cursos focalizados houve a consideração e o ‘aproveitamento’ da experiência docente...pt
dc.description.abstractThe research focuses on supervised internship of teaching practice in education programs at the college level for teachers in service that arise within the movement of teaching universitarization post LDBEN (1996). Electing as empirical referent four proposals from São Paulo of teachers education in practicing (PEC - University Education, Citizen Pedagogy and PROESF and Degree in Pedagogy in UNIVESP), we aimed to identify the concepts of supervised internship in these courses for teacher education experienced in teaching and, possibly, that have already structured a habitus (BOURDIEU, 2009) linked to teaching. The research was conducted under a qualitative approach, based on an analysis of documents relating to the focused programs and semi-structured interviews with individuals directly involved with supervised internship in these courses (tutors, mentors and coordinators). The content analysis (BARDIN, 2009) of the documents and interviews revealed a training model based on the perspective of lifelong education, enhancing therefore the professional field and teaching as essential to the ongoing development of new knowledge and skills related the teaching profession. In the focused programs, supervised internship were considered the devices for a more flexible teacher education and able to adapt to the contours of a new teaching profession – whose configuration is ongoing – and continuously manage their own education through investigative and reflective attitude in the face of professional practice. Data analysis also revealed that in all courses, there were the consideration and ‘exploitation’ of teaching experience of the students-teachers attended; which, however, assumed a markedly pragmatic tone, far from valuing experience as a prime source of professional knowledge. It is noteworthy... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent300 p. : tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectTeachers, Training ofpt
dc.subjectEstagios supervisionadospt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectFormação profissionalpt
dc.titleEstágio supervisionado na formação docente em serviço: do 'aproveitamento' da prática à tentativa de reinventar os professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevasques_alp_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000707889-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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