You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90150
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de [UNESP]-
dc.contributor.authorZanella, Mariangela Polacchini-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:28Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:28Z-
dc.date.issued2010-08-20-
dc.identifier.citationZANELLA, Mariangela Polacchini. Leitura, leituras de leitores e leituraleitores: texto e espaço narrativa. 2010. 157 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90150-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90150-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi iniciada com o objetivo de refletir sobre algumas questões relativas ao universo leitor como: apropriação e significação de textos; possibilidade de constituição de espaços para leitura compartilhada e socialização de narrativas despertadas a partir das leituras, pensando na contribuição desses espaços enquanto geradores de experiências, portanto espaços de formação. A trajetória deste estudo apoiou-se nas características qualitativas para a pesquisa em educação (BOGDAN e BIKLEN, 1994). Nesta perspectiva, esta pesquisa participativa apresentou três momentos de realização. O primeiro foi realizado no Gabinete de Leitura de Rio Claro-SP, por meio da formação de um espaço para leitura pela pesquisadora, contou com a participação de duas leitoras e com a leitura e discussão de três textos de Clarice Lispector. O material colhido através de áudiogravação e registros em diário de campo foi analisado observando nas narrativas a exposição dos sujeitos participantes no que diz respeito às suas práticas de leitura, diferentes significações conferidas ao texto e posturas de leitores inseridos em espaços de formação (escolar, familiar). Um segundo momento de realização da pesquisa ocorreu junto ao Núcleo de Artes Cênicas do SESI de Rio Claro, onde a pesquisadora inseriu-se num grupo já formado, de atores e atrizes, que trabalhavam na montagem do espetáculo “Sacra Folia” e, portanto, na leitura e discussão do texto. A análise do material colhido (áudio-gravação e diários de campo) revelou um constante exercício dialógico de criação e recriação de texto e personagens. O terceiro momento da pesquisa traduz-se na própria escrita do texto, revelando-o enquanto espaço de formação, visto que se fez necessária a escrita de histórias vividas como forma de justificar o olhar da pesquisadora diante do observado no Gabinete...pt
dc.description.abstractThis research was initiated in order to reflect on some questions regarding the reading universe : ownership and significance of texts; possibility of creating spaces for shared reading and sharing of narratives aroused from reading, thinking on the contribution of these spaces while generators of experience, so training spaces. The trajectory of this study relied on qualitative characteristics for research education (BOGDAN and BIKLEN, 1994). In this perspective, this participatory research presented three moments of realization. The first was held at the Gabinete de Leitura, Rio Claro-SP through the creation of a space for reading by the researcher, with the participation of two readers and the reading and discussion of three texts of Clarice Lispector. The material collected through audio-recording and daily records in the field was analyzed by observing in the participants’ narratives their explanation regarding to own reading practices, different significances given to the text and attitude of readers immersed in spaces of education (school , family). A second moment of the research took place at the Núcleo de Artes Cênicas at SESI Rio Claro, where the researcher was part of a group already formed, actors and actresses who worked to assemble the show, Sacra Folia and therefore in the reading and discussion of the text. The analysis of the collected material (audiorecording and field diaries) revealed a constant dialogic exercise of creation and recreation of text and characters. The third moment of the research is translated into the actual writing of the text, revealing it as an area of training, as it was needed to write real stories in order to justify the researcher view of what was observed at the Gabinete and the Núcleo, revealing the incompleteness of reflections at different times and the transformation of this view as other situations are experienced (Larrosa, 2005)... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent157 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectComunicação e expressãopt
dc.subjectLinguagempt
dc.subjectExperienciapt
dc.subjectHistórias narradaspt
dc.subjectLeitura compartilhadapt
dc.subjectPráticas de leitorespt
dc.subjectStorytellingen
dc.subjectShared readingen
dc.subjectPractice of readersen
dc.subjectExperienceen
dc.titleLeitura, leituras de leitores e leituraleitores: texto e espaço narrativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezanella_mp_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000625812-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.