You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90165
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMuranaka, Maria Aparecida Segatto [UNESP]-
dc.contributor.authorFarias, Jaime-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:30Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:30Z-
dc.date.issued2010-08-30-
dc.identifier.citationFARIAS, Jaime. Democracia no cotidiano escolar. 2010. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90165-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90165-
dc.description.abstractO Estado brasileiro tem enfatizado a importância da participação da sociedade civil no cotidiano escolar. Entretanto, as políticas educacionais tratam a democracia como o exercício possível da cidadania, valorizando ações que pouco interferem na estrutura política educacional. De outro modo, a democracia é percebida como conquista política e como resultado de um processo histórico, capaz de introduzir na educação as condições para a construção de uma sociabilidade livre. A participação, portanto, pode adquirir um caráter subversivo, que se contrapõe à ordem e conduz à emancipação humana. No espaço onde a vida se materializa, as transformações adquirem potencialidade. Nesse sentido, a pesquisa procurou elementos para elucidar uma questão essencial: de que forma os princípios democráticos liberais podem adquirir um conteúdo subversivo no cotidiano escolar, fazendo com que a participação política e a resistência contribuam ao processo de emancipação humana? A investigação ocorreu numa escola estadual de Ensino Médio, em Rio Claro/SP e teve duração de nove meses. A observação das relações entre os sujeitos teve por objetivo fornecer dados para a análise sobre a efetivação da democracia na escola. Esse é ponto de partida para o dimensionamento da interferência da estrutura política nas práticas de participação da comunidade escolar. Verificou-se a preocupação dos docentes com suas próprias condições materiais, sendo controlados com instrumentos de opressão e de alienação, o que dificulta a tarefa de conduzir os alunos a uma individualidade para sipt
dc.description.abstractThe Brazilian State has emphasized the importance of the participation of the civil society in daily school. However, educational policies have been addressing the democracy as a possible exercise of citizenship, valuing actions that little interfere in the structure of educational policy. On the other hand, democracy has been perceived as a political conquest and as the result of a historical process, able to introduce the conditions for the construction of a free sociability in education. The participation, therefore, has acquired a subversive character, which has contrasted the order and has conducted to human emancipation. In the space where life is materialized, the processing gain capability. In this sense, the research aimed to elucidate elements an essential question: how the liberal democratic principles can make a subversive content at daily school, causing political participation and resistance contribute to the process of human emancipation? The investigation has occurred in a state High school, in Rio Claro city in the state of Sao Paulo, with the duration of nine months. The observation of the relationships between the subjects aims to provide data for the analysis on the effect of democracy in school. This has been the starting point for the dimension of the interference of the political structure in practices of participation of the school community. So far, the faculty’s concern with their own material conditions has been verified, and they have been controlled with instruments of oppression and alienation, what has made difficult the task of conducting students to individuality for themselvesen
dc.format.extent167 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEscolas – Organização e administraçãopt
dc.subjectParticipaçãopt
dc.subjectResistênciapt
dc.subjectVida cotidianapt
dc.subjectEmancipação humanapt
dc.subjectEducação institucionalizadapt
dc.subjectParticipationen
dc.subjectResistanceen
dc.subjectEveryday lifeen
dc.subjectHuman emancipationen
dc.subjectInstitutionalized educationen
dc.titleDemocracia no cotidiano escolarpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefarias_j_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000625809-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.