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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Grego, Sonia Maria Duarte [UNESP] | - |
dc.contributor.advisor | Gentilini, João Augusto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Santos, Islei Simone Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:30Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Islei Simone Oliveira dos. Coordenação pedagógica e gestão democrática: contexto, fundamentos teóricos e propostas de atuação na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. 2013. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90168 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90168 | - |
dc.description.abstract | Após a reforma de Estado que ocorreu a partir dos anos de 1990, um novo modelo de gestão foi implantado em todos os setores sociais. Nessa época, a educação paulista passou por densas mudanças estruturais provenientes de sucessivas reformas educacionais pautadas numa visão gerencialista que modificou a organização do sistema público de ensino e de todos os seus atores. Em 1996, foi introduzida em todas as escolas públicas estaduais de São Paulo, a figura do Coordenador Pedagógico que, no contexto deste novo desenho educacional, foi denominado de Professor Coordenador. Sob este viés, a pesquisa analisa – a partir de uma ampla análise bibliográfica sobre a temática – as atribuições do CP na rede pública do ensino do estado de SP, as possibilidades e limites de sua colaboração na construção da gestão democrática do ensino. A metodologia utilizada se deu com base na análise de documentos oficiais (leis, decretos, resoluções) bem como em diversas obras sobre a Reforma de Estado implantada na década de 1990 e sobre a Gestão Democrática Educacional voltada para uma perspectiva de participação colegiada e na literatura que aponta o Coordenador Pedagógico como principal articulador do coletivo escolar e sua atuação frente à efetivação da gestão democrática do ensino. O referencial teórico baseou-se na vasta literatura sobre a gestão democrática principalmente após a reforma do Estado nos anos de 1990. Esta pesquisa nos trouxe a possibilidade de visualizar o contexto no qual o coordenador pedagógico foi inserido nas escolas estaduais paulistas e as possibilidades e limitações de atuação na construção de um coletivo escolar que efetive a gestão democrática de ensino, entendendo que é extremamente relevante a atuação do coordenador pedagógico na articulação do coletivo escolar que elabora o projeto político-pedagógico voltado... | pt |
dc.description.abstract | After the reform of state that occurred from the 1990s, a new management model was implemented in all sectors of society. At that time, the state education system has undergone structural changes from dense successive educational reforms guided by a vision that changed the managerial organization of the public school system and all its actors. In 1996, was introduced in all public schools of São Paulo, the figure of the Pedagogical Coordinator, in the context of this new educational design, was named Teacher Coordinator. Under this bias, the research analyzes - from a comprehensive literature review on the topic - the duties of the CP in the public school of the state of São Paulo, the possibilities and limits of their collaboration in building the democratic management of education. The methodology used was made based on the analysis of official documents (laws, decrees, resolutions) as well as several works on the Reform of State deployed in the 1990s and the Democratic Management Educational facing a stake collegiate and literature Pointing Pedagogical Coordinator as main coordinator of the school community and its action towards the realization of the democratic management of education. The theoretical framework was based on the extensive literature on democratic management especially after the reform of the state in the 1990s. This research has brought us the ability to view the context in which the pedagogical coordinator was inserted in schools São Paulo state and the possibilities and limitations of performance in the construction of a school community that efetive democratic management education, understanding that it is extremely important to the performance pedagogical coordinator in the articulation of collective school which prepares the political-pedagogical project aimed at school reality in order to contemplate... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.format.extent | 111 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Coordenação pedagógica e gestão democrática: contexto, fundamentos teóricos e propostas de atuação na Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | santos_iso_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000719331 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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