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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90172
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dc.contributor.advisorBorghi, Raquel Fontes [UNESP]-
dc.contributor.authorCasagrande, Ana Lara-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.issued2012-08-07-
dc.identifier.citationCASAGRANDE, Ana Lara. As parcerias entre o público e o privado na oferta da educação infantil em municípios médios paulistas. 2012. 201 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90172-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90172-
dc.description.abstractEsta pesquisa busca estudar as parcerias firmadas entre os municípios médios paulistas e instituições privadas para a oferta de educação infantil. Este estudo é parte integrante da pesquisa interinstitucional intitulada A oferta educacional na educação infantil: arranjos entre o público e o privado (BORGHI coord., 2010), financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (Greppe). Mais especificamente, a pesquisa faz uma análise descritiva, no conjunto dos municípios selecionados, considerando: o ano de início da primeira parceria; o tipo da instituição privada parceira; a justificativa para adoção e manutenção da parceria; o termo que regula as parcerias; o formato do subsídio do poder público às instituições parceiras; o ano de integração das instituições ao sistema de ensino; a faixa etária atendida pelas instituições privadas parceiras e a forma de contabilização das matrículas conveniadas no censo escolar. Para subsidiar as análises propostas, foi realizado um levantamento teórico sobre a reforma do Estado empreendida no Brasil na década de 1990 e o contexto político e econômico no qual se insere, bem como sobre a trajetória da educação infantil e do seu financiamento, passando por sua ligação com o assistencialismo até chegar a sua consolidação legal como um direito educacional. O conjunto dos municípios pesquisados se constituiu a partir dos municípios paulistas de médio porte (conforme classificação do IDGE) que firmaram tais parcerias até o ano de 2009, num total e 23 municípios aqui denominados com letras de A a X. Para compor o conjunto de municípios a serem estudados, foram utilizadas informações do banco de dados Parcerias público-privado, resultante da...pt
dc.description.abstractThis research seeks to study the agreements between the average counties and private institutions for the provision of early childhood education. This study is part of the research between institutions entitled The educational provision in kindergarten: arrangements between public and private (Borghi coordinator, 2010), financed by the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) and developed within the Group Studies and Research in Educational Policy (Greppe). More specificalIy, the research is a descriptive analysis in all the cities selected, considering: the first year of partnership, the type of private partner institution, the justification for the adoption and maintenance of the partnership, the term governing partnerships; subsidy format of public power partner institutions, the year of integration of the institutions to the education system, the age served by private institutions and partner and de accounting form of the enrolIments covenanted in the school census. To support the proposed analyzes, we performed a theoretical survey on the state reform undertaken in Brazil in the 1990 and the political and economic context in which it operates, as well as on the trajectory of early childhood education and its financing, through its connection with welfare until their legal consolidation of education as a right. All the municipalities surveyed was formed from the mid-sized counties (according to the mGE classification) have entered into such partnerships by the year 2009, totaling 23 municipalities here and named with letters A to X. To compose the set of cities to be studied, we used information from the database Public-private partnerships, resulting from interinstitutional research Strategies for the Municipal Provision of Basic Education: analyzing public-private partnerships in the... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent201 f. : gráfs., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectParceria público-privadapt
dc.subjectEducação de criançaspt
dc.subjectEducação pre-escolarpt
dc.subjectPrivatização na educaçãopt
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt
dc.subjectPublic-private sector cooperationen
dc.subjectEducation, Preschoolen
dc.subjectPrivatization in educationen
dc.subjectEducation and state - Brazilen
dc.titleAs parcerias entre o público e o privado na oferta da educação infantil em municípios médios paulistaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecasagrande_al_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000702148-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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