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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90173
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dc.contributor.advisorRaboni, Paulo César de Almeida [UNESP]-
dc.contributor.authorLima, Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.issued2010-11-05-
dc.identifier.citationLIMA, Guilherme da Silva. Interações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Física. 2010. xi, 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90173-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90173-
dc.description.abstractHistoricamente as atividades práticas ou de laboratório são apontadas como importante recurso didático no ensino de física, comparecendo em todas as propostas de ensino oficiais e não oficiais, e em projetos de ensino desenvolvidos no Brasil e no exterior. Apesar disso, pouco comparecem no ensino que efetivamente ocorre na maioria das escolas. Em outra dimensão, as interações verbais e a compreensão do seu funcionamento têm sido consideradas importantes indicadores do desenvolvimento de aulas de física. Assim, nesta pesquisa qualitativa tomamos como objeto as interações verbais em aulas de física no ensino médio produzidas a partir do uso de atividades práticas. A aproximação dessas duas esferas se justifica pela influência que as atividades práticas exercem sobre as estruturas de pensamento dos alunos e, consequentemente, sobre a construção de novos sentidos presentes nos enunciados. Nossas análises das interações verbais tomam como base a teoria da enunciação de Mikhail Bakhtin, que a nosso ver oferece suporte para a necessária compreensão da complexa dinâmica discursiva entre os estudantes e o educador, quanto a construção de significados dos conceitos...pt
dc.description.abstractHistorically, practical or laboratory activities are identified as important teaching tools in physics classes, appearing in all proposals for official and unofficial education, and education projects developed in Brazil and abroad, but these activities are not adopted as a usual practice in the schools. In the other hand, the verbal interactions and understanding of its operation have been considered important indicators of the development of physics classes. Thus, in this qualitative research we took as the object the verbal interactions in physics classes produced from the use of practical activities in high school. The approach of these two spheres is justified by the influence that the practical activities have in the structures students' thinking and, consequently, on the construction of new meanings in these statements. Our analysis of the verbal interactions was based on the theory of enunciation of Mikhail Bakhtin, which in our view supports the necessary understanding of the complex discursive dynamics between students and educators, as construction of meaning of concepts ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extentxi, 120 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFisicapt
dc.subjectProdução de sentidospt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectVerbal interactionsen
dc.subjectPractical activitiesen
dc.subjectProduction of meaningen
dc.titleInterações verbais e o uso de atividades práticas no ensino de Físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelima_gs_me_prud.pdf-
dc.identifier.aleph000631768-
dc.identifier.capes33004129044P6-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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