You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardo, Regina Célia Galvão Frem Di [UNESP]-
dc.contributor.advisorOliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]-
dc.contributor.authorMininel, Silvana Márcia Ximenes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:31Z-
dc.date.issued2009-11-26-
dc.identifier.citationMININEL, Silvana Márcia Ximenes. A atuação de professores de acordo com as orientações da Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulo. 2009. 135 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Química, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90177-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90177-
dc.description.abstractO presente trabalho resulta de uma pesquisa realizada no período letivo de 2008, junto a um grupo de professores de Química (29 ao todo) e alunos pertencentes a 03 Escolas da Rede Estadual de Ensino de Fernandópolis, a partir de acompanhamento in loco. Nosso intuito principal foi analisar a repercussão da implementação de atividades de Química sugeridas na Nova Proposta Curricular pelo denominado Caderno do Professor frente a professores e alunos. O conteúdo programático no Caderno do Professor está organizado por bimestres letivos. O foco da investigação foi direcionado para investigação em relação a atuação dos professores e o aprendizado de conceitos químicos pelos alunos a partir desse novo contexto. Buscamos verificar a atuação dos professores em sala de aula e procuramos nos manter atentos para a mudança no processo de re-elaboração de sua prática. Por intermédio da análise das respostas dos questionários investigativos propostos, visitas às escolas (HTPCs e salas de aula) e cursos de formação (“Rede Aprende com a Rede”), procurou-se verificar eventuais obstáculos conceituais/epistemológicos que pudessem, muitas vezes, atravancar o processo tanto para os alunos como para os docentes. Um dos fatores apontados como um entrave do processo foi o fato dos alunos não terem disponíveis as atividades do material instrucional, uma vez que somente os professores receberam o material com as instruções. A reprodução era feita via xerox, porém encarecia muito para os docentes. Além disso, os recursos materiais se constituíram num entrave, uma vez que os professores alegam não realizarem grande parte das atividades práticas por conta de não encontrarem disponíveis os reagentes e vidrarias necessários. Alguns professores atestam promover adaptações, trabalhando com materiais alternativos. O tempo estimado para desenvolvimento...pt
dc.description.abstractThis work results from a survey conducted in the school in 2008, among a group of teachers of Chemistry (29 in all) and students belonging to 23 schools of the State Network of Teaching Fernandópolis, with three of them was monitoring spot. Our primary purpose was to investigate the implementation of the activities suggested by the booklet called Professor tied to conceptions of teaching of Proposed Curriculum implemented in the Network Journal of Education of the State of São Paulo. The program content in terms of the teacher is organized by school marking periods. The focus of research was directed to research on the performance of teachers and learning of chemical concepts by students from the new context. We verify the performance of teachers in the classroom and trying to keep alert to the change in the process of re-development of their practice. Through the analysis of responses from questionnaires proposed research, visits to schools (HTPCs and classrooms) and training courses ( Network Learns the Network), sought to verify any obstacles conceptual / epistemological they could often hinder the process both for students and for teachers. It seems clear that the truncation on the implementation of new instructional material is closely related to the attitude of teachers regarding not change aspects of their practice and fail to incorporate the concepts of the new. It therefore required an attitudinal change not always easy to involved with the teaching-learning process. One of the factors mentioned as a barrier of the process was the fact that students do not have available the activities of the instructional material, since only the teachers received the material with the instructions. The reproduction was made by Xerox, but very expensive for the teachers. Moreover, the material resources are a drawback, since the teachers claim not make much of practical activities ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent135 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectNova proposta curricular de químicapt
dc.subjectEnsino de Químicapt
dc.subjectCurriculum Proposalen
dc.subjectTeaching chemistryen
dc.titleA atuação de professores de acordo com as orientações da Proposta Curricular de Química do Estado de São Paulopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemininel_smx_me_araiq.pdf-
dc.identifier.aleph000609037-
dc.identifier.capes33004030072P8-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.