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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90178
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Monteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:20Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:31Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:20Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:31Z | - |
dc.date.issued | 2012-06-22 | - |
dc.identifier.citation | CINTO, Gregory de Jesus Gonçalves. Corpo, escola e processos de subjetivação: a educação física no programa São Paulo faz escola. 2012. 110 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90178 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90178 | - |
dc.description.abstract | Apresentamos os resultados de nossos estudos sobre o Corpo, a Escola e os Processos de Subjetivação, situando o foco da nossa pesquisa na disciplina de Educação Física, sobretudo, no Programa “São Paulo Faz Escola”. Transcrevemos a implantação do “Currículo do Estado de São Paulo” desde sua elaboração em 2007 e tivemos o cuidado de descrever o Programa “São Paulo Faz Escola” com os conteúdos dos documentos oficiais apresentados pelo Estado. Observamos atentamente o fato de o “Currículo do Estado de São Paulo” propor como um dos seus objetivos “o deslocar daquele que ensina para o lugar daquele que aprende”. Neste contexto, identificamos a Educação Física no eixo temático “Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias”. No campo específico, a disciplina teve como base o conceito de “cultura de movimento”, que avançamos por trocadilho com um novo conceito que denominamos “movimento da cultura”. Nosso referencial teórico de base foram alguns cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France nos anos de 1977-1978, 1978-1979 e 1981-1982, nos quais o filósofo francês nos ajuda a compreender os conceitos de “biopoder”, “biopolítica” e “cuidado de si”. Com estas categorias temos condições de apontar para o paradigma estético que Foucault identificou como “atitude moderna”. O “cuidado de si” é de extrema importância para que o educador possa ter cuidados consigo e também uma relação saudável com os outros, por isso ele é descrito com grande relevância em nossa pesquisa. O “cuidado de si” contribui para os educadores perceberem as armadilhas do mercado operando sobre o corpo, isso significa dizer que é possível inventar políticas de ruptura que multiplicam os possíveis na Educação e na Educação Física. Dessa forma, entendemos que não há nada acabado, portanto, o exercício do movimento nunca terá descanso | pt |
dc.description.abstract | Here we show the results of the studies on the Body, the School and the Subjectivity Process. Our research was upon Physical Education, meanly on the Program “São Paulo Faz Escola”. The implementation and the development of the Curriculum of the State of São Paulo from 2007 is presented. We describe the Program “São Paulo Faz Escola” based on the official documents supplied by the State of São Paulo. The aim of the “Curriculum of the State of São Paulo” which is characterized by “moving the teacher from teaching to learning” can be clearly observed. In this research we identify the Physical Education Curriculum (in the “São Paulo Faz Escola” Program) is based on the concept of “Culture of Movement” and it can be twisted by the concept of “Movement of the Culture”. The courses given by Michel Foucault at the Collège de France in 1977-1978, 1978-1979 and 1981-1982 had been used as references. Those courses allow us to understand the concepts of “biopower”, “biopolicy” and “self-care”. These concepts point to the “aesthetic paradigm” that Foucault identified as a “modern attitude”. The concept of “self-care” is important to the teachers because it improves their relationship with other people. “Self-care” makes teachers realize the traps set by the market towards the body. This means that it is possible to create new rupture policies in order to multiply the “possible” in Education as well as in Physical Education. Therefore anyone may understand that nothing is completely done, hence the movement exercise will never rest | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 110 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação fisica | pt |
dc.subject | Educação física - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Cuidados pessoais com a saude | pt |
dc.subject | Self-care, Health | en |
dc.title | Corpo, escola e processos de subjetivação: a educação física no programa São Paulo faz escola | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | cinto_gjg_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000694529 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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