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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90188
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dc.contributor.advisorSantana, Luiz Carlos [UNESP]-
dc.contributor.authorTerossi, Marcos José-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:33Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:20Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:33Z-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.citationTEROSSI, Marcos José. Projetos de educação ambiental da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ): concepções e práticas. 2009. 179 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90188-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90188-
dc.description.abstractConsiderando que a Educação Ambiental cada vez mais está integrando os ambientes educacionais, principalmente por meio da implantação de projetos, neste estudo procurou-se analisar as concepções e práticas de Educação Ambiental presentes nos projetos desenvolvidos pela ―Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz‖ (UMASQ). Esta é uma instituição municipal que desenvolve projetos de Educação Ambiental para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e localiza-se no município de Leme/SP. Esses projetos são elaborados e desenvolvidos por professoras de Ciências, funcionárias efetivas da referida instituição. A coleta de dados desta pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, da análise documental dos projetos e pela observação das práticas pedagógicas desenvolvidas. A análise foi feita através da técnica de análise de conteúdo e da triangulação. Estabeleceram-se alguns temas, categorias e subcategorias para se inferir concepções e práticas de Educação Ambiental. Definimos duas dimensões da Educação Ambiental: a ―dimensão epistemológica da Educação Ambiental‖ e a ―dimensão pedagógica da Educação Ambiental‖. Os resultados revelaram que as concepções de Educação Ambiental presentes na maioria dos conteúdos trabalhados tratam de conceitos, principalmente sobre aspectos físicos e biológicos, informações e descrições do ambiente, desconsiderando-se outras dimensões importantes no processo educativo ambiental: culturais, políticas, sociais, econômicas, éticas e estéticas. O viés econômico ligado à natureza também é enfatizado, como justificativa para o convencimento dos alunos a fim de evitar desperdício e degradação dos recursos naturais, predominando a visão de natureza entendida como recurso para o ser humano. Constatou-se que a dimensão estética da Educação...pt
dc.description.abstractConsidering that the Environmental Education is more and more taking part in the educational area, specially by the implantation of projects, this study tried to analyze the conceptions and practices of Environmental Education present in the projects developed by ―Universidade Livre do Meio Ambiente Souza Queiroz‖(UMASQ). This is a municipally institution that develops Environmental Educational projects for kindergarten, elementary and high school students and is located in in Leme/SP. These projects are elaborated and developed by Science teachers that are effective workers of this institution. The data search of this research was accomplished by semi structured interviews, documental analyze of the projects elaborated by the teachers and by the observation of the pedagogical practices developed. The analysis was done with the content analyze technique and the triangulation. It was established some subjects, categories and subcategories to infer conceptions and practices of Environmental Education. We define two dimensions of Environmental Education: the ―epistemological dimension of the Environmental Education‖ and the ―pedagogical dimension of the Environmental Education‖. The results showed that the conception of Environmental Education present in the majority of the contents dealt in the projects are about concepts, specially about physical and biological aspects, information and environmental descriptions, that are transmitted to the students, not considering other important dimensions in the environmental educational process: cultural, political, social, economic, ethic and esthetical. The economic vies related to nature is also emphasized, as an excuse to the students convincement in order to avoid waste and degradation of natural resources, predominating the point of view of nature as a resource for human beings. It was found that the esthetical dimension... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent179 f. : il., tabs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectProjetospt
dc.subjectConcepçõespt
dc.subjectPráticaspt
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectConceptionen
dc.subjectPracticesen
dc.subjectProjectsen
dc.titleProjetos de educação ambiental da Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ): concepções e práticaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileterossi_mj_me_rcla.pdf-
dc.identifier.aleph000597652-
dc.identifier.capes33004137064P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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