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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90210
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSantos, Vinício de Macedo [UNESP]-
dc.contributor.authorValera, Alcir Rojas-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:36Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:36Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationVALERA, Alcir Rojas. Uso social e escolar dos números racionais: representação fracionária e decimal. 2003. 164 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90210-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90210-
dc.description.abstractOs números racionais apresentam-se como conteúdo que os alunos do Ensino Fundamental e Médio têm dificuldades para aprender. Parte dessas dificuldades decorre da diferença instituída entre o uso cotidiano dos números racionais pelo aluno e a maneira como são ensinados na escola e, também pelo desconhecimento, por parte da escola, da multiplicidade dos significados dos racionais. Enquanto o uso social centra-se na forma decimal o uso escolar recai mais sobre a forma fracionária dos números racionais. É uma separação indesejável que as práticas escolares trataram de acentuar ao longo do tempo. A partir de pesquisa bibliográfica e de estudo documental procurou-se caracterizar, nesse trabalho, a dicotomização existente entre o uso e o ensino da Matemática, que acabam sendo responsáveis por prejuízos na aprendizagem dos alunos. Isto pode ser verificado nos erros que os alunos cometeram nas provas oficiais (SARESP, SAEB...). Procurou-se analisar como essa separação vem sendo reforçada nos documentos oficiais, por meio das propostas pedagógicas e curriculares. Verificaram-se como diferentes documentos e publicações oficiais abordam os números racionais e tratam da articulação entre a perspectivas do uso escolar e a do uso cotidiano dos números racionais. Essa análise possibilitou compreender diferentes tipos de argumentações e justificativas para o ensino das frações, presentes nos currículos oficiais, bem como explicitar os conteúdos e metodologias adequadas às concepções apresentadas em tais documentos. Tudo isso possibilitou conhecer parte dos problemas que ocorrem com o ensino de frações e suas causas e por isso sugerir propostas que sinalizam para a sua superação. Embora o estabelecimento de relações entre o uso social e uso escolar ainda não ocorra de maneira efetiva, reconhece-se que aquelas orientações...pt
dc.format.extent164 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectNumeros racionaispt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectNúmeros racionais - Ensino e aprendizagempt
dc.subjectRational Numbersen
dc.subjectFractionsen
dc.subjectTeaching and learning of the fractionsen
dc.subjectDecimal numbers and fractional numbersen
dc.subjectSocial use of the fractionsen
dc.subjectSchool use of the fractionsen
dc.titleUso social e escolar dos números racionais: representação fracionária e decimalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filevalera_ar_me_mar.pdf-
dc.identifier.aleph000206264-
dc.identifier.capes33004110040P5-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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