Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90227
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Otalara, Aline Piccoli | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:21Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:38Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:21Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2008-09-03 | - |
dc.identifier.citation | OTALARA, Aline Piccoli. O tema água em livros didáticos de ciências de primeira a quarta séries do ensino fundamental. 2008. 130 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90227 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90227 | - |
dc.description.abstract | Entre os temas relacionados a questões ambientais que têm estado em pauta, o tema água tem sido enfatizado em diferentes espaços institucionais. É interessante observar que em relação à água inúmeros significados têm sido construídos tanto em relação a sua importância como um elemento natural quanto em seus sentidos simbólicos para diferentes sociedades. O tema tem sido explorado em diferentes meios de comunicação social e é parte constituinte dos currículos escolares. Na presente pesquisa propôs-se analisar os livros didáticos de Ciências da Natureza, buscando sistematizar: que conhecimentos sobre o tema água que têm sido trabalhados em livros didáticos de primeira à quarta série do ensino fundamental; quais dimensões relacionadas à temática ambiental, (conhecimentos, valores e participação política), propostas por Carvalho (2001a), que têm sido privilegiadas quando o tema água está presente nas coleções; questões que envolvem controvérsias, conflitos socioambientais ou sócio-científicos que vêm sendo contemplados quando o tema água é trabalhado nesses compêndios. Como orientação para coleta e análise dos dados optou-se pela “análise de conteúdo temática” de livros didáticos de Ciências da Natureza (PNLD 2004/2007) voltados para o Ensino Fundamental de primeira a quarta séries. Conclui-se que há uma tendência das coleções de livros didáticos analisados em adotar dimensões consideradas importantes no tratamento da temática ambiental. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer no tocante as abordagens utilizadas, em relação à contextualização e complexidade do tema água, enquanto um assunto de extrema importância nos debates sobre a temática ambiental. Observou-se que os livros analisados veiculam uma visão utilitarista em relação à água e que as propostas de mudança enfatizam... | pt |
dc.description.abstract | Among the different issues that have been emphasized by environmentalists, aspects related to water and its utilization by humankind have been stressed in our contemporary debates. Different meanings have been constructed in our society related to water as a natural element and a key element in our culture. Besides that, different aspects of theme have been considered by mass media and part of our schools contents. In this research we tried to analyses tendencies and perspectives considered by science text books when themes related to water have been took into account in their contents. So we aimed to identify know ledges related to water that has been emphasized by science text books targeted to our primary school (07-10 years olds). It is also objective of this research to analyze if the dimensions related to environmental education proposed by Carvalho 2001a have been considered in these school text books. Possibilities to considered issues related to water as controversial were also investigated in the science text books analyzed. Considering these objectives data were analyzed. Considering these objectives data were analyzed following the content analysis principles. It was possible to identify significant dimensions related to water and environmental themes considered in the science text books analyzed. Nevertheless, it is necessary to recognize that some possible and significant integrated approaches and possibilities to relate the theme water to students day life have not been considered by these school text books. It is also significant to point out that it is evident in some books the utilitarian view related to water and society. Possibilities to change some cultural views and habits related to water are focused in immediate and individuals changes more than in a more structured and collective... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.format.extent | 130 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação ambiental | pt |
dc.subject | Ciencia - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Livro didático | pt |
dc.subject | Water | en |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.title | O tema água em livros didáticos de ciências de primeira a quarta séries do ensino fundamental | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | otalara_ap_me_rcla.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000570091 | - |
dc.identifier.capes | 33004137064P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.