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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90237
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dc.contributor.advisorMarin, Alda Junqueira [UNESP]-
dc.contributor.authorSambugari, Márcia Regina do Nascimento-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:39Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:39Z-
dc.date.issued2005-02-28-
dc.identifier.citationSAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento. Socialização de professoras em atividades de educação continuada. 2005. 203 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90237-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90237-
dc.description.abstractAs exigências da contemporaneidade, marcadas por várias mudanças e diversos processos, impõem à escola a redefinição do compromisso social e pedagógico e fazem com que o professor também reflita sobre as suas opções teóricas e busque novas propostas à sua ação. Por essa razão, cabe ao professor estar em constante formação, a fim de atender as necessidades educativas da escola sentidas por ele, às vezes por imposição de mudanças oriundas das políticas educacionais. Entretanto, como o professor atua nas circunstâncias de educação continuada? Como o professor percebe a contribuição da educação continuada para a sua formação? Que modos de socialização são utilizados? A presente pesquisa teve por objetivo investigar os modos de socialização vivenciados por professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da rede municipal, de uma cidade da região centro-oeste do estado de São Paulo, durante atividades de educação continuada. Para tanto, o estudo contou com observação em seis turmas de dois cursos de formação continuada, sendo três turmas do Programa de formação de professores alfabetizadores (PROFA) e três do Programa de desenvolvimento profissional continuado (Parâmetros em Ação) durante o primeiro semestre de 2004, totalizando 55 professoras participantes. Contou também com uso de questionário para caracterização das turmas, além de entrevistas (com o auxílio de roteiro semiestruturado) com as três formadoras responsáveis pelos cursos e oito professoras selecionadas a partir das reações entre pares diante do que era proposto nos cursos. Os dados coletados foram organizados em duas chaves de análise: “atitudes de aceitação” e “atitudes de rejeição” e analisados tomando como base teórica o conceito de socialização a partir das categorias “habitus” e “capital cultural” em Pierre Bourdieu. As análises apontaram...pt
dc.description.abstractNowadays demands, marked by several changes and processes, impose to the school the redefinition of the social and pedagogic commitment and also make the teacher think about his theoretical options and look for new propositions to his action. For that reason, it is the teacher’s decision to be in constant formation, in order to assist the educational needs of the school which are felt by him, sometimes because of the imposition of changes from the educational politics. However, how does the teacher act in the circumstances of continuous education? How does the teacher notice the contribution of the continuous education for his formation? What kinds of socialization are used? This research aimed to investigate the ways of socialization lived by teachers from 1st to 4th grades of the public Primary School, from a city of the mid-western area of São Paulo state, during activities of continuous education. Therefore, we accomplished observation in six groups of two courses of continuous formation, being three groups from the Program of literacy teachers’ formation (PROFA) and three from the Program of continuous professional development (Parameters in Action) during the first semester of 2004, with the total of 55 participant teachers. We also applied a questionnaire for the groups’ characterization, and interviews (with semi-structured guidelines) with three formation teachers of the courses and eight teachers which were selected from their pair reactions in the proposed activities of the courses. The data collected were organized in two analysis keys: “acceptance attitudes” and “rejection attitudes” and were analyzed taking as theoretical basis the concept of socialization from the categories “habitus” and “cultural background” by Pierre Bourdieu. The analyses showed that the rejection attitudes cannot be considered just as maintenance of the habitus, but as struggling... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent203 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação permanentept
dc.subjectProfessoraspt
dc.subjectSocialização profissionalpt
dc.titleSocialização de professoras em atividades de educação continuadapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesambugari_mrn_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000606852-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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