You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90241
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorValdemarin, Vera Teresa [UNESP]-
dc.contributor.authorFigueira, Patrícia Ferreira Fernandes-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:39Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:39Z-
dc.date.issued2010-05-20-
dc.identifier.citationFIGUEIRA, Patrícia Ferreira Fernandes. Lourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinho. 2010. 100 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90241-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90241-
dc.description.abstractA pesquisa pretendeu analisar como Manoel Bergstron Lourenço Filho se apropriou das concepções pedagógicas do Movimento da Escola Nova e como as prescreveu para o Guia do Mestre que acompanha a série de leitura graduada Pedrinho e serve para orientar a ação do professor em sala de aula. Para a consecução do objetivo realizou-se levantamento bibliográfico de compêndios teóricos e metodológicos elaborados por Lourenço Filho e de estudos já realizados sobre a obra do autor. Com base no material levantado escolheu-se como fonte documental principal para análise e interpretação duas obras do autor: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1_ edição 1930) e dois volumes do Guia do Mestre (1_ edição 1953). Concluiu-se que Lourenço Filho expressa uma interpretação própria sobre esses princípios e sobre como prescrevê-los para o Guia do Mestre, pois apesar de utilizar-se nesse material de conceitos chaves da Escola Nova o faz mesclando-os as práticas já conhecidas pelo modelo tradicional de ensinopt
dc.description.abstractThe research sought to examine how Manoel Bergstrom Lourenço Filho appropriated the pedagogical assumptions of the Movement of the New School and as prescribed for the Guia do Mestre that accompanies the graduated reading series Pedrinho and serves to guide the action of the teacher in the classroom. To achieve the goal held bibliography of theoretical and methodological textbooks written by Lourenço Filho of studies already done on the author's work. Based on the collected material has been chosen as the main source to analysis and interpretation of the author two books: Introdução ao Estudo da Escola Nova (1 _ edition 1930) and two volumes of the Guia do Mestre (1 _ edition 1953). It was concluded that Lourenço Filho expresses own interpretation of those principles and how to prescribe them for the Guia do Mestre, because despite the use of this material are the key concepts of the New School makes merging the practices known by the model traditional teachingen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent100 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLourenço Filho, Manuel Bergstrom, 1897-1970pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEscola novapt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectLeituras para professorespt
dc.subjectGuia do Mestrept
dc.titleLourenço Filho e a Escola Nova no Brasil: estudo sobre os Guias do Mestre da série graduada de leitura Pedrinhopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filefigueira_pff_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000620718-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.