You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHai, Alessandra Arce [UNESP]-
dc.contributor.authorBaldan, Merilin-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:40Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:21Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:40Z-
dc.date.issued2011-02-21-
dc.identifier.citationBALDAN, Merilin. A representação do ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica : uma análise a partir das teses e dissertações no Portal da CAPES. 2011. 237 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90243-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90243-
dc.description.abstractAo estudar a história da educação e a história das ideias pedagógicas observamos no século XX o embate entre o tradicional e o inovador. A crítica promulgada pela Escola Nova contra o Ensino Tradicional denota aspecto negativo do ato de ensinar e, invariavelmente, as ideias pedagógicas que defendem o ato de ensinar são aproximadas com o termo “tradicional”. As correntes pedagógicas que defendem o ato de ensinar, dentre elas: a Pedagogia Tradicional (PT), a Psicologia Histórico-Cultural (PsHC) e a Pedagogia Histórico-Crítica (PsHC); tem sido alvo de comparações e de críticas pelos movimentos contemporâneos que fazem a crítica ao ensino, denominando-as, sob o julgo negativo do termo “tradicional”. Assim algumas questões têm nos inquietado: Seria possível que a aproximação entre a PT, a PsHC e a PeHC? Em que medida há aproximações e rupturas nas ideias pedagógicas? Quais os interesses em aproximá-las ou em distanciá-las? O objetivo geral foi de analisar a defesa do ato de ensinar da PT, da PsHC e da PeHC presente na história das ideias pedagógicas. Para tal, utilizamos como categorias de análise a concepção de sociedade, concepção de homem, concepção de educação, concepção do ato de ensinar (processo de ensino aprendizagem), concepção de professor e concepção de aluno. Os objetivos específicos foram (a) investigar a representação do ato de ensinar das correntes pedagógicas nas teses e dissertações presentes no portal da CAPES e (b) analisar a relação entre o “tradicional” e o “moderno” na construção histórica das ideias pedagógicas. O referencial teóricometodológico ancora-se na história das ideias pedagógicas, articulando o materialismo histórico-dialético e as contribuições da Escola dos Annales. A revisão bibliográfica compreendeu o levantamento e a análise de vinte e uma produções acadêmicocientíficas...pt
dc.description.abstractBy studying the history of education and the history of pedagogical ideas in the twentieth century we see the clash between traditional and innovative. The criticism against promulgated by the New School and Traditional Shool denotes negative aspect of the act of teaching and, invariably, the pedagogical ideas that defend the act of teaching is approached with the term traditional. The pedagogical trends that advocate the act of teaching, including: Traditional Pedagogy (PT), the Historical-Cultural Psychology (PsHC) and Historical-Critical Pedagogy (PsHC) has been the subject of comparisons and criticisms by the contemporary movements that make the critique of education, calling them, under the yoke of the negative term traditional. So we have some unsettled issues: Is it possible that the rapprochement between the PT, and PsHC PeHC? To what extent there are breaks in approaches and pedagogical ideas? What interests or bring them to alienate them? The overall objective was to analyze the act of defending the teaching of PT, and PsHC PeHC present in the history of pedagogical ideas. To this end, we use as categories of analysis the conception of society, concept of man, concept of education, concept of the act of teaching (teaching-learning process), concept of teacher and student concept. The specific objectives were (a) to investigate the representation of the act of teaching pedagogical trends in theses and dissertations present the portal of CAPES and (b) examine the relationship between the traditional and modern in the historical construction of pedagogical ideas. The theoretical and methodological framework is anchored in the history of pedagogical ideas, articulating the historical and dialectical materialism and the contributions of the Annales School. The literature review included the survey and analysis of twenty-one academicscientific productions, eight and thirteen... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent237 f. : il., gráfs.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação - Historiapt
dc.subjectPedagogia criticapt
dc.subjectPedagogia tradicionalpt
dc.subjectPedagogia histórico-críticapt
dc.subjectPsicologia historico-culturalpt
dc.subjectCorrentes pedagógicaspt
dc.subjectHistória das idéias pedagógicaspt
dc.subjectTraditional pedagogyen
dc.subjectPedagogy historical and criticalen
dc.subjectHistorical-cultural psychologyen
dc.subjectCurrent teachingen
dc.subjectTeaching ideas historyen
dc.subjectHistory of educationen
dc.titleA representação do ato de ensinar: continuidades e rupturas da concepção de ensino na pedagogia tradicional, na psicologia histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica : uma análise a partir das teses e dissertações no Portal da CAPESpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebaldan_m_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000646778-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.