Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90263
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gentilini, João Augusto [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Camargo, Fernanda Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:22Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:42Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:22Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:42Z | - |
dc.date.issued | 2009-08-20 | - |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Fernanda Furtado. Cursinhos pré-vestibulares populares e o caso da UNESP: alguns condicionantes à sua criação e transformação. 2009. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90263 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90263 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo constatar a tendência à transformação dos cursinhos prévestibulares populares em ação afirmativa de governo no âmbito nacional. Tais cursinhos são voltados, em geral, a alunos provenientes de escolas públicas sem condições financeiras para pagar um pré-vestibular privado. Com seu surgimento na década de 1950, ganharam amplitude a partir do final dos anos 1980, período em que tiveram origem, por iniciativa de alunos da UNESP, os cursinhos desta universidade. O objeto empírico desta pesquisa é o programa de cursinhos pré-vestibulares da UNESP, com atenção especial ao CUCA – Curso Unificado do Campus de Araraquara. O CUCA é um projeto de extensão universitária, inicialmente desenvolvido com recursos da própria UNESP e posteriormente financiado por diferentes instituições, incluindo-se prefeituras municipais, empresas privadas e a Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo. A formação dos cursinhos populares deu-se, em grande parte, por iniciativas da sociedade civil, com o objetivo de diminuir a desigualdade no acesso ao ensino superior público e gratuito. Porém, constata-se que nos últimos anos estes cursinhos têm feito parte da agenda governamental, sendo financiados com recursos públicos provenientes de estados, municípios e da união, por meio de “parcerias” com instituições públicas e/ou privadas. Esta nova e crescente configuração no oferecimento de cursinhos populares insere-se nos padrões da política social no contexto do Estado neoliberal. Os cursinhos populares podem ser considerados, hoje, uma política social de governos isolados. Além disso, tendo em vista o forte discurso democratizante que há por trás deles, presume-se haver uma tendência a tornarem-se política social de ação afirmativa, no âmbito nacional, seja por meio de diretrizes advindas da união ou de ações isoladas que poderão atingir todo o país. | pt |
dc.description.abstract | Not available. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 118 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho | pt |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Politicas publicas | pt |
dc.subject | Política social | pt |
dc.title | Cursinhos pré-vestibulares populares e o caso da UNESP: alguns condicionantes à sua criação e transformação | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | camargo_ff_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000603309 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.