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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90275
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dc.contributor.advisorMartins, Lígia Márcia [UNESP]-
dc.contributor.authorCarvalho, Saulo Rodrigues de-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:44Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:44Z-
dc.date.issued2010-08-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Saulo Rodrigues de. Políticas neoliberais e educação pós-moderna no ensino paulista. 2010. 133 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90275-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90275-
dc.description.abstractNesta pesquisa procuramos estabelecer as relações entre a política neoliberal e as concepções pedagógicas pós-modernas presentes na proposta curricular do Governo do Estado de São Paulo. Parte-se da premissa de que as reformas neoliberais necessitam de uma base ideológica para sua efetivação. Seria, portanto, o pensamento pós-moderno o elemento que daria sustentação filosóficopedagógica, para as mudanças no mundo do trabalho e da nova organização escolar da sociedade capitalista. Com isso trazemos à tona a discussão a respeito da função social do conhecimento no capitalismo, buscando compreender as bases da sua contradição enquanto elemento fundamental para o desenvolvimento do capital, de extração da mais-valia com menos trabalho, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento do gênero humano. Por meio do conceito marxista de conhecimento nos tornou possível compreender a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, como parte de um projeto maior, que tem como determinante a funcionabilidade do modelo produtivo capitalistapt
dc.description.abstractThis research sought to establish the relationship between neoliberal policies and pedagogical conceptions of postmodern present in the curriculum proposal from the state government of Sao Paulo. It starts with the premise that the neoliberal reforms require an ideological basis for its effectiveness. It would, therefore, postmodern thought the element that would support philosophical and pedagogical changes to the world of work and the new school organization of capitalist society. With that we bring to the fore the debate about the social role of knowledge in capitalism, seeking to understand the basis of its contradiction, as a key element for the development of the capital, for the forms of extraction of surplus value with less work at the same time that drives the development of mankind. Through the Marxist concept of knowledge has made us possible to understand the Curriculum Proposal of the State of Sao Paulo, as part of a larger project that has as determining the functionality of capitalist production modelen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent133 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - São Paulo (Estado)pt
dc.subjectNeoliberalismopt
dc.subjectPós-modernismopt
dc.subjectReestruturação produtivapt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducation - São Paulo (State)en
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectPostmodernismen
dc.subjectProductive restructuringen
dc.subjectCurriculumen
dc.titlePolíticas neoliberais e educação pós-moderna no ensino paulistapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecarvalho_sr_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000631112-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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