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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90283
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dc.contributor.advisorDall'Acqua, Maria Júlia Canazza [UNESP]-
dc.contributor.authorCaramori, Patricia Moralis-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:45Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:45Z-
dc.date.issued2009-09-03-
dc.identifier.citationCARAMORI, Patricia Moralis. Estratégias pedagógicas para alunos com deficiência mental severa: um estudo sobre a atuação de professores de educação especial. 2009. 194 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90283-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90283-
dc.description.abstractA presente pesquisa aborda a temática da educação de indivíduos com deficiência mental severa a partir das estratégias pedagógicas utilizadas por professoras de Educação Especial. Sua realização justifica-se por abordar o processo educacional de uma população, até então, pouco investigada e, também, por unir dois eixos de discussão de maneira inovadora: a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (MCE) desenvolvida por Reuven Feuerstein – tendo como aspecto principal a Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM) – e a educação de alunos severamente prejudicados. Sob o enfoque da Teoria de Feuerstein, o professor desenvolve sua função não apenas como transmissor de conhecimento, mas como mediador, interpondo-se entre os estímulos do ambiente e o aluno. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar de que maneira está sendo implementado o processo educacional de alunos com deficiência mental severa, enfocando as estratégias pedagógicas utilizadas pelas professoras de Educação Especial na cidade de Araraquara. Os procedimentos para sua execução iniciaram-se com a definição dos perfis das professoras, seu mapeamento e a posterior localização das mesmas. Definidos os participantes, a coleta dos dados se deu por meio de três instrumentos: entrevista semiestruturada realizada com as professoras, protocolo de observação e registro em diário de campo. Usou-se a análise qualitativa dos dados, a fim de permitir a extração de maior riqueza de detalhes do cotidiano observado. Dessa forma, os resultados apresentam uma descrição do trabalho das professoras participantes, evidenciando suas opiniões acerca de suas práticas, assim como a identificação das estratégias pedagógicas utilizadas. A partir da vasta gama de informações expostas sobre a atuação dessas educadoras, a conclusão deste estudo identifica algumas...pt
dc.description.abstractThis research deals the issue of education for individuals with severe mental disabilities from the pedagogical strategies used by teachers of Special Education. Its implementation justified in fact that the educational process deal with a few investigated population, besides combine two strands of thread in an innovative way, as the Theory of Structural Cognitive Modifiability (SCM) developed by Reuven Feuerstein, with its main aspect, the Mediate Learning Experience (MLE), and education of severely impaired students. By the approach of Feuerstein´s theory, the teacher develops his function not only as a transmitter of knowledge, but as facilitators between the stimuli of the environment and the student. The main objective of this research is based on the intention to describe and analyze how it’s being implemented the educational process of students with severe mental disabilities, focusing on the pedagogical strategies used by teachers of Special Education in Araraquara city. The procedures for its implementation began with the establishment of profiles of teachers, their mapping and location. Defined the participants, the data collection was by means of three instruments: semi structured interviews with teachers, protocolo of observation and recorded in a field diary. Data analysis was treated in a qualitative way, as this approach allows the extraction of an immense wealth of detail of the daily observed, requiring the researcher a thorough treatment. The results provide a description of the work of the four participating teachers, demonstrating some of their views about their own practices and to identify the pedagogical strategies user by them. From the wide range of information exposed on the performance of educators, is offered as a conclusion to identify among their actions, some which may be related to the criteria governing the application of mediation... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent194 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFeuerstein, Reuvenpt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessores de educação especialpt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectDeficiencia mentalpt
dc.subjectPedagogical Strategiesen
dc.subjectTeacher performanceen
dc.subjectSevere mental disabilityen
dc.subjectReuven Feuersteinen
dc.titleEstratégias pedagógicas para alunos com deficiência mental severa: um estudo sobre a atuação de professores de educação especialpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecaramori_pm_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000603250-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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