You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Alice de Campos [UNESP]-
dc.contributor.authorCastro, Janaina de Fatima Zambone-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:45Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:22Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:45Z-
dc.date.issued2009-09-10-
dc.identifier.citationCASTRO, Janaina de Fatima Zambone. A prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamental. 2009. 89 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90284-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90284-
dc.description.abstractA educação no Brasil apresenta problemas, e o fato de muitos alunos saírem das primeiras séries do Primeiro Ciclo do Ensino Fundamental Básico sem saber ler e escrever merece destaque. As práticas de ensino, apresentadas por professores alfabetizadores, são com certeza um fator importante daqueles que possuem relação com o sucesso ou fracasso da aprendizagem da leitura e da escrita, sendo que alguns professores têm sucesso reconhecido no ensino dessas habilidades. Afirma-se, então, que estudo de suas práticas é importante, entre outras coisas, para buscar subsídios para formação de docentes. Esta pesquisa teve como objetivos: descrever as práticas de uma professora alfabetizadora, considerada bem sucedida pela comunidade escolar, a partir dos princípios da Análise do Comportamento para um ensino eficiente e também verificar se essa mesma professora descreve os seus objetivos de ensino em termos comportamentais. A hipótese era que, mesmo sem saber nomeá-los, a professora apresentaria em suas práticas os procedimentos apontados pela Análise do Comportamento como sendo importante para um ensino eficaz. Os dados foram coletados em duas etapas: observações diretas e entrevista semi-estruturada. A etapa de observação teve dois momentos: 1º. Um só observador fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora, em 18 dias/ aulas e 2º. Dois observadores fazendo registro cursivo das práticas de ensino da professora e do comportamento dos alunos diante dessas práticas, em intervalos de 30 segundos. Na entrevista a professora respondeu sobre seus objetivos de ensino, a maneira como avaliava se estes haviam sido atingidos e como explicava o sucesso ou fracasso no alcance desses objetivos. Foi possível descrever na prática da professora alguns procedimentos que de acordo com a Análise do Comportamento são importantes para um ensino eficaz, a saber: Instrução...pt
dc.description.abstractThe education in Brazil shows problems, and the fact that several students complete the first series of the First Cycle of the Basic Elementary School without knowing how to read and write deserves mention. The teaching practices of the primary school teachers are, certainly, an important factor among those related to the success or failure of learning to read and write, and some teachers have achieved remarkable success in teaching these skills. It is then stated that study of their practices is important, among other things, to provide elements for training teachers Based on the principles of the Behavior Analysis for effective education, this study aims to describe a female primary school teacher´s practices, considered successful by the school community, and also to verify whether this teacher describes the education objectives in behavioral terms.The hypothesis was that, although the teacher could not name the procedures indicated by the Behavior Analysis as important for an efficient teaching, she would use them in her practice The data were collected in two stages: direct observations and semi-structured interviews. The stage of observation was divided into two moments: 1st) a single observer making cursive registers of the teacher´s education practices in 18 days / classes; and 2nd) two observers making cursive records of the teacher´s education practices and of the students´ behavior towards these practices, at intervals of 30 seconds. During the interview, the teacher answered about her goals for education, the way to assess whether these had been met and the causes for the success or failure in achieving these goals. It was possible to describe some procedures in the practice of the teacher that, according to the Behavior Analysis, are important for an effective teaching, namely: Instruction, Modeling, Feedback to students´ behavior; Social Reinforcement... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent89 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação - Brasilpt
dc.subjectCrianças - Alfabetizaçãopt
dc.subjectCrianças - Aprendizagempt
dc.subjectProfessores - Atitudespt
dc.subjectPratica de ensinopt
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectBehavior Analysisen
dc.subjectEffective teachingen
dc.titleA prática de uma professora bem sucedida: uma leitura comportamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecastro_jfz_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000603302-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.