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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90290
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ribeiro, Paulo Rennes Marçal [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Costa, Ana Paula | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:34Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:45Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:34Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:45Z | - |
dc.date.issued | 2009-11-06 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ana Paula. As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero. 2009. 137 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90290 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90290 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo investigar, a partir do recorte de gênero, as concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia que já atuam na educação escolar como professoras, considerando as mediações e intervenções desse curso na idéia que fazem de sexualidade e como esse conceito adquire formato na prática pedagógica dessas professoras. Para a realização da pesquisa qualitativa, de tipologia analítico-descritiva, foram utilizados os seguintes instrumentos metodológicos: a descrição dos programas das disciplinas que compõem o currículo do curso de pedagogia e a realização de entrevista semi-estruturada com as universitárias escolhidas. A construção e a análise do objeto têm como fundamentação teórica os estudos de Michel Foucault, Joan Scott e Guacira Lopes Louro. Portanto, na utilização dos recursos teóricos e metodológicos, constatamos que a formação das professoras analisadas carece de disciplinas e discussões voltadas para a sexualidade e questões de gênero. A falta de subsídios teóricos e pedagógicos para o trabalho com tais temas na escola torna-se um problema para essas futuras profissionais da educação, uma vez que esses assuntos aparecem com freqüência em suas salas de aula. É neste contexto que as referidas professoras possuem duas atitudes diante das manifestações de sexualidade e relações de gênero dos (as) alunos (as): não enfrentam ou se optam pelo desafio de orientar sexualmente, tratam essas temáticas pela perspectiva biológica, discutindo-as nas aulas de ciências e fazendo uso do ensinamento de preceitos morais, estipulando o que consideram “certo” e/ou “errado” à vivência sexual e de gênero de cada sujeito. | pt |
dc.description.abstract | The aim of this work is to investigate, focusing on gender, the conceptions of sexuality of a group of students of Pedagogy Course which act already in the school education as teachers, considering the mediations and interventions of that course in the idea that they do of sexuality and as that concept he/she acquires format in practice pedagogic of those teachers. For the accomplishment of this qualitative research, sort of analytical-descriptive typology, the following methodological instruments were used: the description of the programs of the disciplines which compose the curriculum of the pedagogy course and the interview accomplishment semi-structured with the chosen university students. The construction and analysis of subject has as theoretical basement the studies of Michel Foucault, Joan Scott and Guacira Lopes Louro. Therefore, when using these theoretical and methodological tools, we noticed that formation of these teachers necessitate disciplines and discussions focused in sexuality and questions of gender. The lack of theoretical and pedagogical subsidies for work these themes in school become a problem for these future school professionals, once these subjects appears frequently in their classrooms. In this context, these teachers have two attitudes before the manifestation of sexuality and gender relations of their pupils: they don't face or when they choose for the challenge of guiding sexually, they treat those themes for the biological perspective, discussing them in the classes of sciences and making use of the teaching of moral precepts, stipulating what they consider “wrong” and/or “right” to sexual and gender experiences of each individual. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 137 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Sexo | pt |
dc.subject | Curriculos | pt |
dc.subject | Professores - Formação | pt |
dc.subject | Relações de gênero | pt |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Curriculum | en |
dc.title | As concepções de sexualidade de um grupo de alunas do curso de pedagogia: uma análise a partir do recorte de gênero | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | costa_ap_me_arafcl.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000603807 | - |
dc.identifier.capes | 33004030079P2 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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