You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMusseti, Luci Regina [UNESP]-
dc.contributor.authorMusto, Fernanda Maria Fornaziéri-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:49Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:49Z-
dc.date.issued2008-02-25-
dc.identifier.citationMUSTO, Fernanda Maria Fornaziéri. Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90310-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90310-
dc.description.abstractEste estudo pretende, ao analisar o contexto de vida de 22 docentes de educação profissional de nível técnico em atuação no Senac da cidade de Jaboticabal, identificar o capital cultural e o habitus destes professores, e, nessa direção, iniciar a análise de como esses fatores contribuem para as crenças levadas até a prática educacional. A análise está baseada em questionários feitos com todos os 22 docentes, e em entrevistas feitas com 5 destes professores de cursos diferentes, escolhidos aleatoriamente.Inicialmente foi feito um estudo sobre o histórico do Senac no Brasil no contexto da educação profissionalizante, e de como está organizada esta instituição no Estado de São Paulo. Ainda foram levantadas características do Senac na cidade de Jaboticabal e sua importância na formação de jovens e adultos daquela pequena região. Depois, foram apresentados, a partir dos estudos de Pierre Bourdieu, as características que, combinadas às experiências de vida dos professores dessa instituição na cidade citada, são fundamentais para a compreensão do conjunto de crenças e expectativas que exercem, na hipótese levantada nesse estudo, influência sobre o ato educativo. Por fim, concluímos algumas questões que indicam caminhos possíveis para a compreensão da forma de trabalho dos docentes no contexto da educação profissional de nível técnico.pt
dc.description.abstractThis study intends, by analyzing the context s of life from 22 teachers of professional education working on Senac in the city of Jaboticabal, to identify the cultural capital and the habitus from these teachers, and, consequently, to initiate the analysis of how these factors have contributed with the beliefs taken into the educational practice. The analysis is based on questionnaires answered by everyone of the 22 teachers studied and in interviews made with 5 of these teachers from different courses, chosen at random. Initially it was done a historical research on Senac in Brazil in the context of professional education, and how this institution is organized in the state of São Paulo. Characteristics of Senac in the city of Jaboticabal were also studied, and their importance in the education of young people and adults in that small region. In the sequence, based on the studies elaborated by Pierre Bourdieu, there were presented the characteristics which, combined with life experiences from teachers of the institution in the mentioned city, are fundamental to the comprehension of the group of beliefs and expectations that exert, in the hypothesis raised in this study, influence over the educational moment. Finally, some questions were concluded that indicate possible ways to the comprehension of the work form of teachers in the context of the professional education on the technical level.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent103 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEnsino profissionalpt
dc.subjectEnsino tecnicopt
dc.subjectProfessores de ensino tecnico - Formaçãopt
dc.titleCapital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemusto_fmf_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000549370-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.