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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90312
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dc.contributor.advisorMonteiro, Sueli Aparecida Itman [UNESP]-
dc.contributor.authorMenk, Patrícia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:35Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:49Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:35Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:49Z-
dc.date.issued2007-02-27-
dc.identifier.citationMENK, Patrícia. Um estudo sócio-antropológico com um grupo de mães de pessoas com autismo infantil. 2007. 147 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90312-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90312-
dc.description.abstractEste estudo surge frente á constatação da necessidade de um aprofundamento nas relações cotidianas de mães de crianças portadoras de autismo infantil no que se refere á elaboração simbólica frente à deficiência/desvio, a fim de que se possa compreender os conceitos mãe de criança especial e deficiência, da forma como são concebidos pelas pessoas que, diretamente, vivenciam e entrelaçam suas vidas ao fenômeno da deficiência mental; e, decorrente disso, como é organizada, a partir daí, a construção e a percepção social deste viver tão peculiar. Para um entendimento mais apurado sobre a maneira como se dá esta relação, realizou-se uma discussão sobre o papel social de um grupo de mães e como é vivido por elas o estigma da deficiência. O foco centrou-se na figura das mães, na medida em que as mesmas possuem, em geral, participação ativa no trato e na educação da criança em questão. Não coube nesta proposta simplesmente se descrever a maneira como a mãe participa, promove sua vivência, elabora seu papel social e a introjeção do estigma da deficiência. O universo que se pretendeu explorar, para a elucidação destas questões, surgiu a partir da maneira como as mães constroem e representam suas formas de agir no mundo, bem como o seu processo de elaboração das máscaras que assume diante da aventura de ter um filho com alguma forma de deficiência/desvio em uma sociedade, a qual tem como mito a competência exigida pela imagem idealizada de um ser perfeito, saudável e bem sucedido. Portanto, este estudo apoiouse sobre as relações cotidianas de mães de crianças com Autismo, alunos do C.A.A. - Centro de Atendimento ao Autista da APAE - Associação de Pais e Amigos do Excepcional de São Carlos. Nesta proposta de pesquisa, buscou-se compreender, á luz da Sócio-Antropologia do Cotidiano...pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent147 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectAutismo em criançaspt
dc.subjectMães de crianças autistaspt
dc.titleUm estudo sócio-antropológico com um grupo de mães de pessoas com autismo infantilpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemenk_p_me_arafcl.pdf-
dc.identifier.aleph000490186-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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