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Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90351
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DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Marilda da [UNESP]-
dc.contributor.authorMoreira, Kênia Hilda-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:36Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:03:54Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:36Z-
dc.date.available2016-10-25T19:03:54Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationMOREIRA, Kênia Hilda. Um mapeamento das pesquisas sobre o livro didático de história na região sudeste: 1980 a 2000. 2006. 168 p. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Universidade Estadual Paulista, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90351-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90351-
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um mapeamento das produções acadêmicas (teses e dissertações) sobre o Livro Didático de História (LDH), produzidas na região Sudeste entre 1980 e 2000. A localização das fontes foi em grande parte eletrônica, através da web e o principal site utilizado foi o da Capes pelo Banco de Teses lá existente. O referencial teórico metodológico foi Laurence Bardin (1977). Nosso objetivo foi apresentar um balanço do conjunto das fontes, respondendo sobre as temáticas, os procedimentos metodológicos e as tendências das produções acerca do LDH nas décadas de 1980 e 1990, na região Sudeste. Contudo, o levantamento das fontes nos permitiu uma análise quantitativa das produções sobre o LDH em todo o país entre 1980 e 2005, estabelecendo a localização geográfica e institucional das produções; as teses de doutorado e as dissertações de mestrado; a área de conhecimento e a abrangência temporal das produções. Concluímos com essa investigação haver uma produção razoável sobre o LDH, concentrada na região Sudeste, mais especificamente no estado de São Paulo, com a maior parte dos trabalhos produzidos no nível de mestrado e na área da Educação. A análise de conteúdo prevaleceu nos trabalhos em questão e a preocupação dos autores em elucidar a ideologia no LDH marca a tendência das produções realizadas na década de 1980. A partir de 1990 rompe-se com essa tendência nas produções sobre o LDH, surgindo outras tais como: a História do LDH; o uso do LDH pelo professor e a tendência do referencial teórico na História das Disciplinas Escolares nas produções mais recentes. Desse modo, o presente trabalho pretendeu ser uma colaboração para amenizar a falta de trabalhos de sínteses acerca do LD, reclamados por Choppin (2004).pt
dc.format.extent168 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectLivros didaticos - História - 1980-2000pt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSudeste - Educação - 1980-2000pt
dc.titleUm mapeamento das pesquisas sobre o livro didático de história na região sudeste: 1980 a 2000pt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemoreira_kh_me_arafcl_prot.pdf-
dc.identifier.aleph000483497-
dc.identifier.capes33004030079P2-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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