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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90366
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lima, Sonia Regina Albano de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Pequini, Alexandre Trajano | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:37Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:03:56Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:37Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:03:56Z | - |
dc.date.issued | 2008-08-26 | - |
dc.identifier.citation | PEQUINI, Alexandre Trajano. O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner. 2008. 111 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes, 2008. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90366 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90366 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa de caráter exploratório, de cunho teórico desenvolvida pelo mestrando, demonstrou em linhas gerais o sentido que H. Gardner conferiu à educação artística. Apesar da dissertação não ter cumprido o seu objetivo primeiro de avaliar a possível relevância da teoria das IM nos processos de ensino aprendizagem musical, a pesquisa demonstrou na fundamentação teórica, que o autor projetou para os pesquisadores em arte, a tarefa de promover um estudo pormenorizado da cognição artístistica e o desenvolvimento de uma psicologia das artes, a partir da comprensão dos símbolos artísticos e de como o indivíduo pensa a arte. Ele vê a arte como uma das possibilidades de comunicação do homem com o mundo, portanto deve ter no ensino, a mesma importância das demais áreas do conhecimento humano. Para ele as artes se formam a partir de imagens sensoriais, elas são apreendidade pelo intelecto, mas também provocam respostas afetivas e se preocupam com a qualidade do sentimento. Daí a importância no seu aprendizado. Elas fazem aflorar estágios psíquicos e cognitivos ideais para o aprimoramento humano. A partir de uma estrutura que envolve os organismos de fazer, perceber e sentir, Gardner demonstra como os indivíduos se envolvem nas artes e como eles se desenvolvem psiquicamente a partir desta estrutura. Trabalhando numa visão sistêmica, o autor projeta para a educação artística a perspectiva de modular de um modo eficaz os valores da cultura; os meios disponíveis para a educação nas artes e sua avaliação; e os perfis individuais e de desenvolvimento dos estudantes que serão ensinados. A dissertação de mestrado contou com uma Introdução que narra o projeto inicial, o capítulo I que retratou a teoria das IM de Gardner e a fundamentação teórica utilizada para consolidar sua teoria. O Capítulo II descreve a... | pt |
dc.description.abstract | Not available. | en |
dc.format.extent | 111 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Gardner, Howard | pt |
dc.subject | Musica - Instrução e estudo | pt |
dc.subject | Educação artística | pt |
dc.subject | Cognição artístistica | pt |
dc.subject | Arts education | en |
dc.title | O sentido do ensino das artes na perspectiva de H. Gardner | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | pequini_at_me_ia_prot.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000569386 | - |
dc.identifier.capes | 33004013066P3 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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