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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90845
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Spiller , Marcelo Grandini | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:04:56Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:04:56Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-02 | - |
dc.identifier.citation | SPILLER , Marcelo Grandini. Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90845 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90845 | - |
dc.description.abstract | Dentre os recursos de Tecnologia Assistiva existentes para a adequação postural na posição ortostática, para o aluno com paralisia cerebral que não pode experienciar a postura em pé, está a prancha ortostática. Em um ambiente escolar e terapêutico, foram observadas dificuldades, em posicionar alunos com paralisia cerebral quadriplégica espástica, com um modelo tradicional de prancha existente no mercado. Sendo assim, estes alunos não tinham acesso adequado e não eram incluídos às atividades desenvolvidas naquele ambiente, por falta de um mobiliário de posicionamento adequado. Por isso, foi desenvolvida uma prancha ortostática a fim de favorecer a participação dos alunos nas atividades. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de uso de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral, por meio da opinião de profissionais da educação e da saúde. Os participantes foram quatro profissionais da Educação e da Saúde que atendiam alunos com paralisia cerebral. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi utilizado um instrumento estruturado com os quatro profissionais que realizaram suas atividades com dois alunos com paralisia cerebral, posicionados na prancha. Os resultados indicaram que o uso da prancha favoreceu o desempenho de habilidades motoras, de comunicação e de participação do aluno A1, porém foi imparcial para seu desempenho de interação. Indicaram também que a prancha não favoreceu os desempenhos de habilidades motoras e de interação da aluna A2, e, para seus desempenhos de comunicação e de participação, foi imparcial. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes. O áudio das entrevistas... | pt |
dc.description.abstract | Among the resources available to Assistive Technology in the postural orthostatic position for a student with cerebral palsy who can not experience the orthostatic position, there is available the orthostatic board to help them. In a school and therapeutic environment, difficulties have been reported in positioning students with spastic quadriplegic cerebral palsy with a traditional model of board available on the market is used. So, this being the case, these students did not have access, were not included in some of the activities performed in that environment, for lack of the necessary equipment to help positioning of the students. Consequently an orthostatic board, has been developed, so as to help and enable the students to take part in the activities mentioned. The target of this study was to evaluate the effectiveness of use of an orthostatic board, suitable for the students with cerebral palsy, by means of opinions and suggestions given by the health and education professionals. Those that participated in this work, were four professionals from Education and Health areas, that attend the students with cerebral palsy. Data collection was performed in two steps. In the first step was used a structured instrument by the four professionals, who carried out their activities with two students with cerebral palsy positioned on the board. The results indicated that the use of the board favored the performance of motor skills, communication and participation of the A1 student, but was impartial for his interaction performance. They also indicated that the board did not favor the performance of motor skills and interaction of A2 student... (Complete abstract click electronic access below) | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 156 f. il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Educação especial | pt |
dc.subject | Deficientes - Reabilitação | pt |
dc.subject | People with disabilities - Rehabilitation | en |
dc.title | Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | spiller_mg_me_mar.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000692830 | - |
dc.identifier.capes | 33004110040P5 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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