Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90867
- Title:
- A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget
- Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
- Esta dissertação discute a importância da experiência na formação da noção espacial, apresentando primeiramente este tema através dos filósofos Descartes, Hume e Kant, para depois elucidar esta questão por intermédio da investigação epistemológica proposta por Piaget. Com esses referenciais buscamos apresentar uma contribuição à Educação e particularmente ao Ensino de Ciências à medida que verificamos uma visão racionalista, uma empirista, uma apriorista e por último uma construtivista, a qual referendamos esta última como a mais adequada, à medida que reconhece o conhecimento como uma construção, que respeita os estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e que ainda busca melhores métodos que possibilitem uma melhor aprendizagem e um maior domínio e construção de conhecimentos científicos
- This essay discusses the important of experience in the spatial notion formation, presenting firstly this discussion through the following philosophers: Descartes, Hume and Kant, to then, clarify this question through the epistemological investigation proposed by Piaget. On this basis, we aimed at presenting a contribution to Education and, particularly, to Science Teaching as we present a rationalistic, empirical, aprioristic and finally a constructivist view, being the last one considered the most adequate, once it recognizes knowledge as a construtction, respects the individual's cognitive development stages and, also searches for more appropriate methods that enable better learning, besides a greater domain and construction of scientific knowledge
- 30-Sep-2004
- ARRUDA, Antonio Carlos Jesus Zanni de. A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget. 2004. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
- 208 f.
- Universidade Estadual Paulista (UNESP)
- Piaget, Jean, 1896-1980
- Epistemologia
- Cognição
- Construção do conhecimento
- Epistemology
- Cognition
- Construction
- Acesso aberto
- outro
- http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90867
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.