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http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90867
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carneiro, Marcelo Carbone [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Arruda, Antonio Carlos Jesus Zanni de | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:48Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:04:59Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:48Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2004-09-30 | - |
dc.identifier.citation | ARRUDA, Antonio Carlos Jesus Zanni de. A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget. 2004. 208 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90867 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90867 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação discute a importância da experiência na formação da noção espacial, apresentando primeiramente este tema através dos filósofos Descartes, Hume e Kant, para depois elucidar esta questão por intermédio da investigação epistemológica proposta por Piaget. Com esses referenciais buscamos apresentar uma contribuição à Educação e particularmente ao Ensino de Ciências à medida que verificamos uma visão racionalista, uma empirista, uma apriorista e por último uma construtivista, a qual referendamos esta última como a mais adequada, à medida que reconhece o conhecimento como uma construção, que respeita os estágios de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos e que ainda busca melhores métodos que possibilitem uma melhor aprendizagem e um maior domínio e construção de conhecimentos científicos | pt |
dc.description.abstract | This essay discusses the important of experience in the spatial notion formation, presenting firstly this discussion through the following philosophers: Descartes, Hume and Kant, to then, clarify this question through the epistemological investigation proposed by Piaget. On this basis, we aimed at presenting a contribution to Education and, particularly, to Science Teaching as we present a rationalistic, empirical, aprioristic and finally a constructivist view, being the last one considered the most adequate, once it recognizes knowledge as a construtction, respects the individual's cognitive development stages and, also searches for more appropriate methods that enable better learning, besides a greater domain and construction of scientific knowledge | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 208 f. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Piaget, Jean, 1896-1980 | pt |
dc.subject | Epistemologia | pt |
dc.subject | Cognição | pt |
dc.subject | Construção do conhecimento | pt |
dc.subject | Epistemology | en |
dc.subject | Cognition | en |
dc.subject | Construction | en |
dc.title | A importância da experiência na construção da noção espacial, segundo a epistemologia genética de Piaget | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | arruda_acjz_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000291921 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
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