You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90873
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorSormani Junior, Celio-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:00Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:00Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSORMANI JUNIOR, Celio. Um estudo exploratório sobre o uso da informática na resolução de problemas trigonométricos. 2006. 226 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90873-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90873-
dc.description.abstractNesta dissertação, elaborada com abordagem qualitativa e delineamento exploratório, quatro sujeitos, alunos da segunda série do segundo grau de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, foram observados enquanto resolviam problemas de trigonometria, usando o software Cabri Géomètre II, como o objetivo de se obter informações sobre como o uso de recursos tecnológicos poderia influenciar este processo e fornecer subsídios para a elaboração de estratégias educacionais que contemplassem o uso de tecnologia. A fundamentação teórica baseou-se na teoria da formação de conceitos de Klausmeier e Goodwin (1977), na teoria de Sternberg (2000) sobre a resolução de problemas e na teoria de Ausubel (1980) sobre a aprendizagem significativa. Os resultados obtidos indicaram que o uso do Cabri, dentro de estratégias educacionais elaboradas pelo professor, pode conduzir à aprendizagem significativa, em virtude de sua alta potencialidade significativa, principalmente pela utilização dos recursos de geometria dinâmica e dos recursos de registro.pt
dc.description.abstractOn this work, prepared with qualifying approach and exploratory outline, four second-grade students from a Public High School in the interior of the state of São Paulo were observed while solving trigonometry problems using Cabri Géomètre II software in order to obtain information about how the use of technological resources could influence this process as well as supply subsidies to the elaboration of educational strategies which contemplate the use of technology. The theoretical fundamentals were based in the Klausmeier e Goodwin's theory of notions (1977), the Sternberg's theory of solving problems (2000) and the Ausubel's theory of significative learning (1980). The results obtained indicate that the use of Cabri within the educational strategies prepared by the teacher can lead to significative learning due to its high meaningful potential, especially through the use of dynamic geometry and register resources.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent226 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectConceitospt
dc.subjectTrigonometriapt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectCabri Géometre IIpt
dc.subjectSolving problemsen
dc.subjectFormation of notionsen
dc.subjectSignificative learningen
dc.subjectTrigonometryen
dc.subjectComputeren
dc.subjectCabri Géomètre IIen
dc.titleUm estudo exploratório sobre o uso da informática na resolução de problemas trigonométricospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filesormanijunior_c_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000473735-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.