You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90881
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBastos, Fernando [UNESP]-
dc.contributor.authorZuliani, Renata Duarte-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:01Z-
dc.date.issued2009-12-14-
dc.identifier.citationZULIANI, Renata Duarte. Professores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciências. 2009. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90881-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90881-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo levantar os saberes utilizados e quais critérios orientaram oito professores participantes da pesquisa para a realização de uma Feira de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola pública estadual na região metropolitana de São Paulo. Como se portam frente ao desafio de abordarem conceitos específicos de Biologia, Química e Física, quais as necessidades formativas e as implicações para a formação inicial e continuada de professores das séries iniciais. A pesquisa e análise de dados foram feitas a luz da metodologia de Pesquisa Qualitativa. O referencial teórico tem aporte em autores que discutem formação de professores e saberes docentes (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, entre outros). Os resultados demonstram a modificação dos professores frente ao desconhecido e à necessidade de refletirem sobre sua prática docente com a intenção de ampliar seus conhecimentos disciplinares, curriculares e experienciais.pt
dc.description.abstractThis study is meant to find out and list the knowledge and the criteria employed by eight teachers who took part in the research to present a Science Fair in the initial years of Elementary School, in a state-run public school in the São Paulo Metro Area; how they cope with the challenge of bringing up specific biology, chemistry and physics concepts; what are the skills required and the implications with regard to initial and continued education of initial years' teachers. Research and data analysis were carried out according to the Qualitative Research methodology. The theoretical background was based on the works of authors who discuss teachers' training and required knowledge for faculty (SCHON, TARDIF, ZEICHNER, GAUTHIER, among others). The results show the changes in the teacher's attitude when facing the unknown and the need to reflect on their teaching practice in order to enhance their subject -, curriculum-vitae-, and experience-related knowledge.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent120 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectFeiras de ciênciaspt
dc.subjectProfessores das séries iniciaispt
dc.subjectScience fairen
dc.subjectFaculty knowledgeen
dc.subjectInitial years of elementary schoolen
dc.titleProfessores das séries iniciais do ensino fundamental e as feiras de ciênciaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filezuliani_rd_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000608666-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.