Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90882
Registro de metadados completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDiniz, Renato Eugenio da Silva [UNESP]-
dc.contributor.authorGabini, Wanderlei Sebastião-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:01Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:01Z-
dc.date.issued2005-02-15-
dc.identifier.citationGABINI, Wanderlei Sebastião. Informática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professores. 2005. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90882-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90882-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga a inserção da informática no ensino de química, considerando a experiência desenvolvida com um grupo de professores de três escolas públicas do estado de São Paulo. Algumas questões nortearam esse trabalho como a discussão sobre a escola e o professor frente a essa inserção, sobre a criação de espaços para reflexão do professor a respeito da questão e a utilização do recurso da informática no ensino de química. Para abordar aspecto relacionados a esse tema, discutiu-se o ensino e a aprendizagem de química na realidade atual, a relação entre a informática, a escola e o professor, além de aspectos da prática reflexiva e da formação docente. A pesquisa desenvolveu-se com a caracterização das escolas e dos professores, os encontros do grupo de professores envolvidos na pesquisa, as aulas ministradas a partir de estudos em grupo, encontros individuais com os professores, avaliação dos softwares de química existentes na sala ambiente de informática dessas escolas e a avaliação dos alunos sobre as aulas. No presente trabalho, fica evidenciada a importância de se criar um espaço onde os professores possam compartilhar suas experiências, conhecer os programas disponíveis e planejar as ações a serem desenvolvidas, apontando a possibilidade do uso mais eficaz das salas de informáticapt
dc.description.abstractThis MS thesis investigates the use of Information and Communication Technologies (ICT) in chemisty teaching, based on the experiences of teachers from three public schools in São Paulo state. It also investigates the impact of ICT on the school and the teacher, and discusses the creation of discussion groups where teachers can share their experiences. In order to address this issue comprehensively, we analyzed the current Chemistry teaching, the relationship between ICT, the school and the teacher, reflective practice and teacher education. The schools, the teachers, the meetings where the teachers involved in the project discussed their experiences, the evaluation of the chemistry teaching software currently used in the schools and the students' in the classes are described. In the conclusion, it is shown that the importance of creating a space for teachers to share their experiences with ICT, get acquainted with current chemistry teaching software and plan a course of action calls for a better use of the computer lab in public schoolsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent150 p. : anexos-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores - Formaçãopt
dc.subjectInformáticapt
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectInformation and communication technologies (ICT)en
dc.titleInformática e ensino de química: investigando a experiência de um grupo de professorespt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegabini_ws_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000321578-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.