Você está no menu de acessibilidade

Utilize este identificador para citar ou criar um link para este item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90885
Título: 
Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso
Autor(es): 
Bonzanini, Taitiâny Kárita
Instituição: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Financiador: 
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Resumo: 
  • O trabalho corresponde um estudo de caso (Bogdan & Biklen,1994)em que aulas de biologia de uma turma de alunos do 2 º ano do ensino médio foram sistematicamente observadas com o intuito de verificar de que forma surgem e são trabalhadas questões relativas aos avanços recentes em biologia celular e molecular (organismos transgênicos,clonagem,experiências com células tronco,projeto genoma etc.). Atenção especial foi dada às demandas formativas que esse aspecto do ensino de biologia suscita junto aos professores,tanto em nível de aprofundamento de conhecimentos em biologia celular e molecular,quanto em nível de decisões sobre como organizar abordagem e discussão de temas polêmicos e implicações éticas subjacentes.O referencial teórico para o desenvolvimento da pesquisa e análise de dados foi estruturado com base em literatura especializada sobre formação de professores (Schön &Costa,2000; Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998; Carvalho e Gil-Pérez,1995; entre outros).
  • The work corresponds to study of case (Bogdan &Biklen,1994)in which biology classes in group o students from second year in high school were systematically observed on propose to verify how the questions relating to the recent advances in molecular and cellular biology (transgenic organisms,clonating,experiments with stem- cells,genome project,etc.)appear and worked.A special attention was given formative demands that this spect of the teaching in biology rouse among the teachers,both making deeper in the knowledge in molecular and cellular biology and the decisions about how organize the approach and discussion relating to the polemic subjects and ethic implications underlying.The theoretic reference to the development of the research and data analysis was based on specialized literature about teachers graduation (Schön &Costa,2000;Perrenoud,2000;Zaballa,A.,1998;Carvalho e Gil-Pérez,1995; et al.).
Data de publicação: 
17-Fev-2005
Citação: 
BONZANINI, Taitiâny Kárita. Avanços recentes em biologia celular e molecular, questões éticas implicadas e sua abordagem em aulas de biologia no ensino médio: um estudo de caso. 2005. 188 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.
Duração: 
188 p. : il. + anexos
Publicador: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Palavras-chaves: 
  • Biologia molecular
  • Biologia - Estudo e ensino
  • Ensino de Genética
  • Avanços Recentes em Biologia Molecular
  • Recent advances in Molecular Biology
  • Education of Genetics
Endereço permanente: 
Direitos de acesso: 
Acesso aberto
Tipo: 
outro
Fonte completa:
http://repositorio.unesp.br/handle/11449/90885
Aparece nas coleções:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

Não há nenhum arquivo associado com este item.
 

Itens do Acervo digital da UNESP são protegidos por direitos autorais reservados a menos que seja expresso o contrário.