You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorBozelli, Fernanda Cátia-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:02Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:48Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:02Z-
dc.date.issued2005-03-31-
dc.identifier.citationBOZELLI, Fernanda Cátia. Analogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do aluno. 2005. 234 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2005.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90890-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90890-
dc.description.abstractAs relações entre linguagem e ensino de ciências têm sido objeto constante de pesquisa nos últimos anos, tendo se constituído numa promissora linha de investigação na área de Educação em Ciências. Dentre essas pesquisas, destacam-se os estudos sobre a utilização das analogias e metáforas enquanto recurso didático mediador entre os procesos de ensino e de aprendizagem. No caso específico da pesquisa em Ensino de Física, muitos dos pesquisadores têm mostrado interesse no levantamento de fenômenos físicos que podem ser comparados através do uso dessas figuras de linguagem. Entretanto, as condições de produção das analogias e/ou metáforas pelo professor ou pelo aluno são ainda pouco estudadas, e a partir desta constatação é que esta pesquisa foi desenhada. Com o intuito de avançar nos estudos nessa linha, procura-se aqui responder a questões do tipo: como as analogias e metáforas são utilizadas nas aulas de física?pt
dc.description.abstractThe relation between language and science teaching has been a constant object of research in the last years, becoming a promising research line in Science Education. Among these researches, come up studies on the use of analogies and metaphors as mediator didatic resource between teaching and learning processes. In the specific case of the research in physics teaching, many of the researchers has showed interest in raising physical phenomena that can be compared through the use of these language figues. However, the analogies and/or metaphors production conditions by teachers or students are still little studied and that verification was important for the design of this research. Aiming to improve the studies in that way, we tried here to answer questions like: hos are analogies and metaphors used in physics classes?en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent234 f.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.subjectAnalogias e metáforaspt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectAnalogies and metaphorsen
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleAnalogias e metáforas no ensino de física: o discurso do professor e o discurso do alunopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filebozelli_fc_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000473977-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.