You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90896
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNardi, Roberto [UNESP]-
dc.contributor.authorLonghini, Marcos Daniel-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:03Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:03Z-
dc.date.issued2001-10-20-
dc.identifier.citationLONGHINI, Marcos Daniel. Aprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de física. 2001. 353 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2001.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90896-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90896-
dc.description.abstractDescreve-se aqui uma pesquisa com estudantes cursando a disciplina Prática de Ensino no último ano do Curso de Licenciatura em Física na Universidade Estadual Paulista - UNESP - Câmpus de Bauru, São Paulo. A pesquisa procurou avaliar a transformação de postura destes futuros docentes através da reflexão durante o processo, planejamento e aplicação em situações reais de sala de aula de uma sequência de atividades de ensino sobre o tema pressão atmosférica, levando em consideração resultados recentes de investigações na linha construtivista, tais como: respeito às concepções prévias dos estudantes, discussões sobre mudança conceitual e inserção da História e Filosofia da Ciência no ensino. A pesquisa buscou especificamente responder às seguintes questões: a) as atividades desenvolvidas influenciaram diretamente no conhecimento do conteúdo específico sobre o tema abordado? b) como os futuros docentes transformaram o conteúdo específico em conteúdo pedagógico? Após discussões teóricas os planejamentos de ensino foram elaborados por cada um dos três grupos de licenciandos e as sequências de atividades foram aplicadas em turmas de ensino médio, sob supervisão do docente responsável pela disciplina. Nos intervalos entre as aplicações das atividades foram realizadas reuniões de reflexões sobre a prática realizada. Todas atividades foram cuidadosamente gravadas. A coleta de dados incluiu também questionários e entrevistas iniciais e finais. As conclusões mostram que: a) a reflexão sobre a prática apresenta-se como um aspecto positivo a ser considerado na formação iniciail, pois favoreceu a incorporação de elementos essenciais do referencial teórico estudado: b) o processo favoreceu uma melhoria significativa do conhecimento sobre conteúdos específicos de Física dos licenciandos; c) em relação a aspectos pedagógicos, nem sempre os futuros...pt
dc.description.abstractIt is described here a research undertaken among last year students of an undergraduate program designed to form High School Physics teachers (Licenciatura) held at Bauru campus of the Universidade Estadual Paulista - UNESP. The research aimed to evaluate the future teachers posture's change through the reflection made during the process of planning and applying a sequence of classes about atmosphere pressure in real classroom situations, taking into consideration outcomes of recent constructivist research such as: respect to the students' previous conceptions, discussions on conceptual change and insertion of History and Phylosophy of Science into teaching. The research sought specifically to answer to the following questions: a) Do the developed activities induced to improve future teacher's content knowledge on the subject taught? b) How do the future teachers turned the content knowledge into pedagogical knowledge? After theoretical discussions the teaching planning were elaborated for each one of the three groups of future teachers and the activities sequence were applied in High School classrooms, under the advising of the professor responsible for the course. During the intervals between the applications meeting were made in order to reflect on the teaching practice observed. All the activities done were recorded. Data collected include also questionnaires and initial and final interviews. Conclusions show that: a) the reflection on the teaching practice shows as a positive aspect to be considered during the initial formation of teachers since it favoured to incorporate essential elements of theoretical references studied before; b) the process helped to improve future teachers' content knowledge; c) in relation to pedagogical contents, classroom activities show that not always they assumed constructivist posture during the classes; mixing them with other traditional methodologies... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
dc.format.extent353 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectProfessores de física - Formaçãopt
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectConstructivismen
dc.subjectTeaching practicumen
dc.subjectReflexive teacheren
dc.subjectContent knowledgeen
dc.subjectPedagogical knowledgeen
dc.titleAprender para ensinar: a reflexão na formação inicial de professores de físicapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filelonghini_md_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000153012-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.