You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90899
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTalamoni, Jandira Liria Biscalquini [UNESP]-
dc.contributor.advisorTozoni-Reis, Marília Freitas de Campos [UNESP]-
dc.contributor.authorTeixeira, Lucas André-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:04Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:04Z-
dc.date.issued2009-02-17-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lucas André. Análise dos projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru (SP) sob a perspectiva educativa. 2009. 222 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2009.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90899-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90899-
dc.description.abstractPartindo do pressuposto de que a educação ambiental é um processo educativo que objetiva a instrumentalização dos sujeitos para o enfrentamento das verdadeiras causas da crise sócio-ambiental, visando a emancipação das condições determinadas pelo modo de produção atual, agente determinante da crise sócio-ambiental a que está submetida a humanidade, este trabalho propõe-se analisar trabalhos que foram realizados em um bairro popular, objetivando identificar e compreender as diferentes abordagens filosófico-políticas que se expressam nas ações ambientais, ao passo em que pretendemos identificar os fatores indicativos de impactos qualitativos que essas ações proporcionaram na organização do ensino escolar e na comunidade, entendendo-as como espaço educativo. Por meio da análise dos Projetos Ambientais que envolveram a temática ambiental e que foram realizados por diversos segmentos da sociedade, tais como: Universidades, Poder Público, Organizações não-governamentais e Associação de Moradores, este trabalho pretende produzir conhecimentos que contribuam para o enfrentamento da problemática ambiental, buscando o aprofundamento da reflexão de alguns de seus princípios na perspectiva da educação ambiental crítica.pt
dc.description.abstractAssuming that environmental education is an educational process which aims at exploitation of the subjects to facing the real causes of social and environmental crisis, to the emancipation of the determined conditions by the current mode of production, a key agent of social and environmental crisis in that the humanity is the subject, this work proposes to examine works have done in a popular district. It aims to identify and understand the different philosophical and politics approaches, those are expressed in environmental actions, while we intend to identify the qualitative impacts those actions provided in the scholl daily and in the community, understanding them as educational spaces. Through the analysis of Environmental Projects those involved the environment thematic and have been done by some segments of society, such as: Universities, Public Authorities, Nongovernmental organizations and Associations of residents. This work intends to produce knowledge to help facing the environmental problem, seeking to deep the reflection of some of its principles under the critical environmental education.en
dc.description.sponsorshipSecretaria da Educação de SP-
dc.format.extent222 p.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectComunidade e escola - Bauru (SP)pt
dc.subjectProcesso educativopt
dc.subjectCritical environmental educationen
dc.subjectSchool and communityen
dc.titleAnálise dos projetos ambientais desenvolvidos em um bairro de Bauru (SP) sob a perspectiva educativapt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.fileteixeira_la_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000590226-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.