Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90905
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Modesto, Marco Antonio | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:49Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:05Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:49Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:05Z | - |
dc.date.issued | 2002-12-23 | - |
dc.identifier.citation | MODESTO, Marco Antonio. Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos. 2002. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2002. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90905 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90905 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca analisar e compreender como professores de matemática vivenciam - e analisam - suas participações em cursos, seminários, workshops, e outros momentos de formação permanente, nas quais estão ou estiveram envolvidos. Os procedimentos metodológicos utilizados valem-se da pesquisa qualitativa com enfoque de inspiração fenomenológica. Unidades de significado foram recortadas de entrevistas realizadas com dez professores de matemática da Rede Pública Estadual e Municipal das cidades de Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista e Macatuba. Significados foram atribuídos num processo de redução fenomenológica, numa trajetória de convergências. Essa modalidade de análise permitiu a construção de dez categorias, chamadas abertas, assim nomeadas: graduação, volta à Universidade, conteúdos matemáticos x questões do dia-a-dia, reflexão e ação, coletivo, aplicabilidade, mudança, atualização e transformação, dificuldades, continuidade e informática. Esboçadas e discutidas essas categorias, o trabalho é concluído com o diálogo entre essas categorias e autores que constituíram nosso referencial bibliográfico | pt |
dc.description.abstract | This research features a discussion on the feeling and views teachers of mathematics nurture as they take part in courses, seminars and workshops all along their in-service formation. The issue is assessed with the help of qualitative research methodology from a phenomenological perspective. Units of Meaning were ellicited from the interviews conducted with ten teachers of State and City Schools in Agudos, Bauru, Jaú, Lençóis Paulista and Macatuba. Meanings were attributed in a process of phenomenological reduction pointing to a convergence. This kind of analysis allowed the construction of ten open categories as follows: graduation, going back to college, mathematical contents versus daily life, reflection and action, collective, applicability, change, updating and transformation, difficulties, continuity, information systems. After these categories were outlined and discussed, a dialogue among the categories and authors used as bibliographical references closes the work | en |
dc.format.extent | 188 f. : il. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Matemática - Educação | pt |
dc.subject | Educação permanente | pt |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt |
dc.subject | Mathematics education | en |
dc.subject | Qualitative research | en |
dc.title | Formação continuada de professores de matemática: compreendendo perspectivas, buscando caminhos | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | modesto_ma_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000189807 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.