You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90907
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoraes, Mara Sueli Simão [UNESP]-
dc.contributor.authorMattiazzo Cardia, Elizabeth-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:05Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:05Z-
dc.date.issued2003-11-28-
dc.identifier.citationMATTIAZZO CARDIA, Elizabeth. O ensino de matemática nos cursos de ciências biológicas: uma proposta de conteúdos adequados. 2003. 257 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2003.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90907-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90907-
dc.description.abstractNos cursos de ciências biológicas, os tópicos de estudo estão subdivididos em conteúdos básicos e conteúdos específicos. Entre os básicos considerados fundamentais estão os conhecimentos matemáticos. A questão que esta pesquisa procurou responder foi: quais conteúdos de matemática são mais adequados para auxiliar no entendimento dos processos e padrões biológicos estudados pelos alunos durante o curso? A pesquisa envolveu análise direta de documentação, nela incluídos questionários aplicados a 171 pessoas envolvidas com o tema, entre professores, alunos e biólogos, e pesquisa documental indireta pela análise de livros de biologia e de projetos de ensino de 5 estabelecimentos que mantêm cursos de ciências biológicas. Complementa a pesquisa o resultado de consulta feita a 256 alunos ingressantes nos referidos cursos a respeito do que julgam conhecer da matemática estudada anteriormente ao ingresso em curso superior. O conjunto dos levantamentos efetuados oferece subsídios para a escolha adequada dos conteúdos de matemática a serem abordados em cursos de ciências biológicas propiciando condições para que a escola possa melhor desempenhar o seu papel mediador na transformação dos conhecimentos do cotidiano em conhecimentos específicospt
dc.description.abstractIn biological sciences courses, the teaching topics are divided in basic contents and specific contents. Among the basic ones considered fundamental are the ones related to mathematics knowledge. The issue for this research is: what are the most adequate mathematics contents to help the understanding of biological process and patterns studied in the course? The research involved direct analysis of documentation, including questionnaires applied to 171 people involved with the subject, among teachers, students and biologists, and indirect documental research through the analysis of biology textbooks and teaching plans from 5 colleges that offer biological sciences courses. The research also provides the result of an inquiry to 256 freshmen from those courses in relation to what they suppose do know about mathematics studied before they entered college. The data collected offered subsidies for the adequate choice of mathematics contents to be approached in biological sciences courses, allowing the schools to improve their role as mediators in the transformation of daily knowledge into scientific knowledgeen
dc.format.extent257 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEnsino de matemáticapt
dc.subjectBiólogos - Formação profissionalpt
dc.subjectMathematics contentsen
dc.subjectMathematics and biologyen
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectBiologists educationen
dc.titleO ensino de matemática nos cursos de ciências biológicas: uma proposta de conteúdos adequadospt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemattiazzocardia_e_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000224991-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.