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dc.contributor.advisorCarneiro, Marcelo Carbone [UNESP]-
dc.contributor.authorGução, Maria Fernanda Bianco-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:06Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:06Z-
dc.date.issued2012-03-31-
dc.identifier.citationGUÇÃO, Maria Fernanda Bianco. Sobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciências. 2012. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2012.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90914-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90914-
dc.description.abstractA inclusão da história da ciência no ensino é hoje alvo de intensa discussão no meio acadêmico, haja vista os inúmeros estudos realizados que apontam para a real contribuição que esta abordagem pode ter no entendimento do conhecimento científico. A ciência galileana é, para nós, um exemplo que pode ser explorado de maneira frutífera neste âmbito e dá subsídios para diferentes discussões. No presente trabalho analisamos o Diálogo sobre os dois máximos sistemas de mundo ptolomaico e copernicano, de Galileu Galilei, sob a perspectiva científica e filosófica com o objetivo de discutir as suas possíveis contribuições para o entendimento de ciência e de historiografia da ciência, mais especificamente, de movimento e de referencial de movimento por meio da discussão sobre os modelos de sistema de mundo proposto deste a antiguidade até o sec. XVII. Além disso, apresentamos parte da historiografia galileana com as leituras de Alexandre Koyré, Paul Feyerabend e Maurice Clavelin. Focamos nossa discussão no ensino superior, pensando em sua relevância para a formação do futuro professor de físicapt
dc.description.abstractThe inclusion of history of science in teaching today is the subject of intense debate in the academy, given the numerous studies that point to the real contribution that this approach may have the understanding of scientific knowledge. The Galilean science is for us an example that can be fruitfully explored this area and given rants to various discussions. In this paper we analyze the Dialogue on the Two World Systems Ptolemaic and Copernican, Galileo Galilei, in the philosophical and scientifc perspective in order to discuss their possible contributions to the understanding of science and historiography of science, more specifically, movement referential through the discussion on standardized system propostos world from antiquy to the sec. XVII. In addition, we present part of historiography with the Galilean readings Alexandre Koyré, Maurice and Paul Feyerabend Clavelin. We focus our discussion on higher education, considering its relavance to the education of future teachers of physicsen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent109 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectGalileu, 1564-1642pt
dc.subjectCiencia - Ensinopt
dc.subjectScience - Teachingen
dc.titleSobre a percepção do movimento da Terra em Galileu: o referencial de movimento e o ensino de ciênciaspt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filegucao_mfb_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000693178-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

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