You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90920
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPirola, Nelson Antonio [UNESP]-
dc.contributor.authorMoraco, Ana Sheila do Couto Trindade-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:07Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:49Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:07Z-
dc.date.issued2006-09-30-
dc.identifier.citationMORACO, Ana Sheila do Couto Trindade. Um estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do ensino médio. 2006. 106 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2006.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90920-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90920-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como questão norteadora analisar os conhecimentos prévios e dificuldades apresentadas por alunos do Ensino Médio em tarefas envolvendo conceitos geométricos como figura plana e não plana, cubos e pirâmides, etc. Foram escolhidas três séries de uma escola pública do Estado de São Paulo, sendo sujeitos da pesquisa 81 alunos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram um questionário inicial para conhecimento de alguns dados dos alunos, como idade, gosto pela geometria, entre outros, e uma prova matemática avaliada numa escala de zero a dez pontos. A metodologia adotada foi a descritiva com abordagem qualitativa. A análise dos dados mostrou um desempenho muito baixo na avaliação envolvendo conceitos geométricos, sendo que a dificuldade na visualização e na representação geométrica, componentes do pensamento geométrico, constitui fatores que contribuíram para o desempenho insatisfatório dos participantes. Verificou-se, também, como apontado na literatura, um abandono do ensino da geometria espacial no Ensino Médio.pt
dc.description.abstractThe present research had as norteadora question to analyze the previous knowledge and difficulties presented for pupils of Average Ensino in tasks beng involved geometric concepts as plain figure and not plain, cubes and pyramids, etc. had been chosen three series of a public school of the state of São Paulo, being citizens of the research 81 pupils. The instruments used for the collection of data had been an initial questionnaire for knowledge of some data of the pupils, as age, taste for Geometry, among others, and a Mathematical test evaluated in a zero scale the ten points. The adopted methodology was to the descriptive with qualitative boarding. The analysis of the data very showed to a low performance in the evaluation involving Geometric concepts, being that difficulty in visualization and the geometric representation, component of the Geometric thought, constitutes factors that had contributed for the unsatisfactory performance of the participants. It was verified, also, as pointed in literature, an abandonment of the education of space Geometry in average education.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent106 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectGeometriapt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectEnsino-aprendizagempt
dc.subjectEducationen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectEducation mathematicsen
dc.subjectEducation/learningen
dc.titleUm estudo sobre os conhecimentos geométricos adquiridos por alunos do ensino médiopt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filemoraco_asct_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000503599-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.