You are in the accessibility menu

Please use this identifier to cite or link to this item: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90942
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGalvão, Viviane Souza [UNESP]-
dc.contributor.authorCorsini, Aline Mendes do Amaral-
dc.date.accessioned2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.accessioned2016-10-25T19:05:09Z-
dc.date.available2014-06-11T19:24:50Z-
dc.date.available2016-10-25T19:05:09Z-
dc.date.issued2010-03-26-
dc.identifier.citationCORSINI, Aline Mendes do Amaral. O tema Alimentação Humana em livros didáticos utilizados por professores no ensino fundamental. 2010. 196 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/90942-
dc.identifier.urihttp://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90942-
dc.description.abstractNeste estudo, o nosso objetivo foi analisar, de maneira criteriosa e com base em referenciais teóricos e metodológicos de natureza qualitativa, a perspectiva de ensino do tema 'Alimentação Humana' implícita em dez livros didáticos utilizados por professores do ensino fundamental, da 5ª a 8ª série, no município de Bocaina, SP. Estes livros foram adquiridos pelo MEC junto a editoras diversas e distribuídos a todas as escolas públicas do país. Trata-se portanto, de uma análise importante, pelo fato da aquisição e uso destes materiais envolverem o trabalho dos professores em nível nacional e questões políticas, didáticas, epistemológicas, sociais, entre outras, a problemática educacional do papel do ensino das ciências na reconstrução do conhecimento em Alimentação Humana, hoje entendido como importante, para a formação de um cidadão saudável. O pressuposto é o de que estes materiais devem denotar ao professor de que forma a sua perspectiva didática pode motivar a melhor compreensão de problemáticas sociais tal como a da Alimentação Humana', favorecer a (re)construção de conhecimentos sobre este assunto tão necessário aos dias de hoje através do exercício da cidadania. Baseia-se em estudos que mostram a importância de atividades de ensino/aprendizagem desenvolvidas na nova perspectiva didática, a denominada Ensino por Pesquisa, através da qual professores e estudantes podem aprender a atuar na sala de aula para alcançar objetivos educacionais contemporâneos, ensinar e aprender a (re)construir conhecimentos no sentido de garantir o seu bem estar e o da sua coletividade. Os resultados desta análise mostram que os autores destes materiais desconsideram esta questão, apresentam o assunto 'Alimentação Humana' em uma perspectiva de conhecimento ainda tradicional, pouco motivadora do ensino voltado para a (re)construção de conhecimentos nesta nova...pt
dc.description.abstractIn this study, our objective was to analyze, in a judicious way and based on theoretical and methodological references of qualitative nature, the perspective of education of the 'Human alimentation's theme implicit into ten didactic books used by Ensino Fundamental teachers of 5th and 6th grades, at Bocaina municipal, SP. These books were acquired by MEC with several publishers and distributed to all public schools of the country. It's treated, so, of an important analysis by the fact that the acquirement and use of these material involve the teachers' work in national level and political questions, didactical, espistemological, social, and others, the educational problematic of science teaching responsibility in the reconstruction of knowledge of Human Alimentation, today know as important for a development of a health citizen. The presupposition is that these materials should denote teachers in which way the didactical perspective should motivate the best comprehension of social problematic as well Human Alimentation's favor the (re)construction of knowledge about this subject so necessary nowadays through citizenship exercise. Based on studies that show the importance of teaching/learning activities developed in the new didactical perspective, the denominated teaching by search through teachers and students can learn and act in classrooms to achieve contemporary educational objectives, teach and learn (re)constructing know ledges in the way to guarantee its welfare and is collectivity. The results of this analysis show that the authors of these materials disregard this question, show the subject Human Alimentation in a traditional perspective of knowledge, a little motivating of education focused to the (re)construction of this new perspective's knowledge, contraring, this way, the assumptions of a New Didactic in a scope of an education focused on citizenship exercises, being... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
dc.format.extent196 f. : il.-
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.sourceAleph-
dc.subjectFibras na nutrição humanapt
dc.subjectCienciapt
dc.subjectLivros didaticospt
dc.subjectScienceen
dc.subjectDidactical booken
dc.subjectTeachers'formationen
dc.subjectHuman alimentationen
dc.subjectHealth's educationen
dc.subjectCitizenshipen
dc.titleO tema Alimentação Humana em livros didáticos utilizados por professores no ensino fundamentalpt
dc.typeoutro-
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
dc.rights.accessRightsAcesso aberto-
dc.identifier.filecorsini_ama_me_bauru.pdf-
dc.identifier.aleph000621383-
dc.identifier.capes33004056079P0-
Appears in Collections:Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp

There are no files associated with this item.
 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.