Please use this identifier to cite or link to this item:
http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, Washington Luiz Pacheco de [UNESP] | - |
dc.contributor.author | Bortoletto, Adriana | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-11T19:24:50Z | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-25T19:05:10Z | - |
dc.date.available | 2014-06-11T19:24:50Z | - |
dc.date.available | 2016-10-25T19:05:10Z | - |
dc.date.issued | 2009-10-26 | - |
dc.identifier.citation | BORTOLETTO, Adriana. Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar. 2009. 167 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009. | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/90948 | - |
dc.identifier.uri | http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/90948 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho foi explorar e analisar o engajamento discursivo, assim como as concepções de ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, de alunos de um curso técnico durante os processos argumentativos em sala de aula. Para realização da proposta foi necessária a elaboração de um minicurso intitulado de Eficiência Energética. o material didático era composto por vídeos, textos da área e situações problemas, os quais envolviam as dimensões científica, social, política, tecnológica e ambiental. Para a análise dos dados utilizou-se da abordagem metodológica da pragmadialética e com base nessa perspectiva buscou-se analisar os atos de fala de cada participante, como estes interagiam um para com o outro, os pontos de vista defendidos individualmente, assim como as justificativas desenvolvidas em cada um destes e os estágios pelo qual a discussão passou. Neste contexto, percebemos indícios de redução da socialização comunicativa e, por conseguinte do engajamento discursivo. Esse interesse estratégico já denuncia que não houve uma simetria de oportunidade de falas. Outro ponto importante a ser observado é o contexto superficial de perfuntas e respostas e que, mesmo com as tentativas de incentivar a tematização dos seus atos de falas essas recaem em teorizações estratégicas de um ou mais alunos. Ao concebermos que uso da linguagem possui um ato intencional, em determinado contexto, o protagonista necessita entender que possui um compromisso público ao uso, e compreender que há necessidade de se relacionar com as pessoas daquele contexto. De fato, esses fundamentos são princípios básicos das interações sociais entre os indivíduos. Quanto às relações CTSA os alunos reconhecem o impacto que os artefatos tecnológicos podem provocar, na sociedade, perdas nas tradições culturais, na criatividade, além do banimento das interações sociais | pt |
dc.description.abstract | The objective of this study was to explore and analyze the discursive engagement of students in a technical course in the argumentative process in the classroom. For realization of the proposal was necessary to prepare a mini-course on Energy Efficiency. The material consisted of vídeos, texts of the area problems and situations, which envolved the dimensions scientific, economic, social, political, environmental and technology. For data analysis was used to approch the pragma-dialetical perspective and based on that sought to examine the acts of speech of each participant as they interact with one another, the views held by each, thus as justifictions developed by each of the stages and for which the discussion started. In this context, we observe evidence of reduced communicative socialization and therefore discursive engagement. Another important point to note is the superficial context of questions and answers, and that even with attempts to promote explanations about the themes, their speech acts fall into one or more strategic actions of students. The strategic interest already complained that there wasn't symmetry of opportunities to talk. We understand that language use has an intentional act, in certain contexts, the protagonist needs to understand that has a public commitment to use, and understand that there is a need to relate to people in that context. In fact, these fundamentals are basic principles of social interactions among individuals. About CTSA relations students recognize the impact that technological artifacts may result in society, losses in cultural traditions, creativity, and the banishment of social interactions | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
dc.format.extent | 167 f. : tabs. | - |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.source | Aleph | - |
dc.subject | Linguagem | pt |
dc.subject | Discussões e debates | pt |
dc.subject | Ensino de ciências | pt |
dc.subject | Pragmadialética | pt |
dc.subject | Science education | en |
dc.subject | Language | en |
dc.subject | Argumentation | en |
dc.subject | Pragma-dialectical | en |
dc.title | Temas sociocientíficos: análise dos processos argumentativos no contexto escolar | pt |
dc.type | outro | - |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | - |
dc.identifier.file | bortoletto_a_me_bauru.pdf | - |
dc.identifier.aleph | 000631663 | - |
dc.identifier.capes | 33004056079P0 | - |
Appears in Collections: | Artigos, TCCs, Teses e Dissertações da Unesp |
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.